CRECI-CE E Noticia CRECI E Turma julgadora se reúne para mais uma sessão de julgamento
Turma julgadora se reúne para mais uma sessão de julgamento

15 processos foram julgados, com 8 cancelamentos do registro profissional

No dia 31 de maio, no auditório do Creci Ceará, houve mais uma sessão da Primeira Turma Julgadora de 2023. Foram mais de cinco horas de reunião. Quinze processos de representação estiveram em pauta e foram apreciados pela comissão formada por corretores de imóveis que estudam cada processo individualmente. 

“A Turma Julgadora cumpre esse papel que, em alguns casos mais graves, decide pelo cancelamento do registro de pessoas físicas e jurídicas. Isso permite que os profissionais éticos sejam mais valorizados e também protege a sociedade”, afirma o coordenador da Turma Julgadora, Juarez de Prado. 

Juarez do Prado, Coordenador da Turma Julgadora

Os julgamentos são baseados na ética, nos artigos e resoluções, como procedentes ou não do ato ilícito do corretor. Uma das principais funções do Creci consiste em apurar e julgar a conduta ética dos profissionais, pessoas físicas e jurídicas, é o chamado poder disciplinar, que pode gerar sanções administrativas desde advertências até o cancelamento do registro da profissão. 

Para denunciar  má conduta de profissionais inscritos no Conselho, Juarez Prado orienta.  “A sociedade deve procurar a Ouvidoria do nosso Conselho para as primeiras orientações sobre a apresentação da denúncia por escrito, a fim de notificarmos o(s) Denunciado(s) para apresentar sua defesa”, completa Padro. 

O Creci Ceará também conta a CRECICON, Comissão de Conciliação, onde os processos originados de denúncias contra profissionais corretores de imóveis passam por uma audiência e quando resolvidos nessa fase, evita novos custos no que se refere ao andamento dos processos.  

A comissão é composta por Juarez de Prado, Coordenador Geral, André Mourão, Membro da Comissão, Francisco Ferreira, Ouvidor do CRECI-CE e Ivna Rafaela, estagiária da unidade de Ouvidoria do CRECI-CE.

Pular para o conteúdo