CRECI-CE E Noticia CRECI E SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRAS DEFINITIVAS
SOLENIDADE DE ENTREGA DE CARTEIRAS DEFINITIVAS

73 novos corretores de imóveis ingressaram no mercado imobiliário no início do mês de junho. Na solenidade de entrega de carteiras definitivas, que aconteceu no dia 06 de junho, os formandos receberam a carteira com o número do registro profissional da diretoria do Conselho e de profissionais do Creci Ceará. O vice-presidente Rodrigo Costa, presidiu a solenidade. 

“Lembro com detalhes tudo o que aconteceu no dia em que eu estava aqui recebendo minha carteira de corretor. Sou advogado, professor, mas eu me encontrei no mercado imobiliário. É uma profissão maravilhosa, mas exige disciplina. Cuidado! Não queira ganhar tudo no primeiro negócio nem vender um imóvel a qualquer custo e também cuidado ao pensar em desistir ao primeiro fracasso”, alerta Rodrigo Costa.

Na ocasião, também estiveram presentes Sebastião Moraes Filho, 2º Vice-Presidente; Silvana Maria Falcão Mourão, 2ª.  Diretora Secretária; Asael Ferreira da Costa, 1º Diretor Tesoureiro e André Aguiar Maia, 2º Diretor Tesoureiro. “Fico feliz por ver tantas mulheres entrando na nossa profissão. Sou corretor há 27 anos e sei que, no passado, o mercado imobiliário era predominante masculino e ver que a situação está se adaptando às mudanças, sinto-me orgulhoso”, emociona-se André Aguiar.

A carteira profissional é a identificação dos corretores imobiliários, o que os habilita a atender no mercado. A sessão solene também teve como ponto alto o juramento prestado pelos novos Corretores. O grupo de novos Corretores proferiu o juramento obrigatório para o exercício da profissão, se comprometendo a prestar um trabalho honesto e honrar a categoria sempre. “Vocês têm que procurar fazer tudo com decência. A responsabilidade do corretor de imóveis é muito grande. Nós precisamos estar seguros de que o imóvel ou terreno está juridicamente perfeito antes de ofertar para alguém. Sejam muito bem vindos à essa casa que é de vocês”, alegra-se Sebastião Moraes.

Os conselhos de fiscalização profissional possuem natureza jurídica de autarquia. O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são órgãos de disciplina e de fiscalização do exercício da profissão de Corretor de Imóveis, dotados de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, operacional e financeira, conforme a redação do artigo 5º da Lei nº 6.530/78.

 

“Eu faço questão de vir à solenidade de entrega de carteiras, porque eu acho de fundamental importância a compreensão sobre o Sistema Cofeci Creci. Cada estado tem um número e nós somos a décima quinta região. O fato gerador das anuidades é a existência de inscrição no conselho respectivo ao longo do exercício. O valor é determinado pelo Conselho Federal. A contribuição social devida aos conselhos regionais de fiscalização profissional tem natureza tributária. Temos dois conselheiros federais que nos representam nacionalmente. A atuação do corretor de imóveis é importante para a sociedade. Todo construtor precisa ter um corretor de confiança ao seu lado, ele é o formador de opinião que direciona para as melhores escolhas, daí a nossa responsabilidade”, explica Silvana Mourão.

Pular para o conteúdo