CRECI-CE E Noticia CRECI E QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?
QUANTO VALE O SEU IMÓVEL?

Para saber o valor do seu patrimônio, o melhor caminho é a consulta a um corretor de imóveis

Foto: Internet

Avaliar um imóvel corretamente aumenta as chances de ele ser negociado rapidamente.  Além do início do processo de locação e de compra e venda, a avaliação imobiliária também é utilizada com outros objetivos, como a avaliação patrimonial de pessoas físicas e jurídicas; nos inventários e divisão de bens entre casais que estão em um processo de separação; financiamentos imobiliários ou naqueles em que um imóvel é usado como garantia para liberação de recursos, além da avaliação para fins de indenização em alguma desapropriação para equipamentos públicos ou ampliação do sistema viário ou rodoviário.  

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis 15ª Região Ceará oferece gratuitamente, por meio do Proecci (Programa de Educação Continuada ao corretor de imóveis) um curso online de 48 horas/aulas sobre avaliação imobiliária para todos os corretores de imóveis do Ceará, com direito a inscrição no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis). As vagas são limitadas e exclusivas para corretores de imóveis. O Sistema Cofeci Creci capacita profissionais do mercado imobiliário gratuitamente pela plataforma EaD desde 2006. Os alunos do Proecci vão desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) Operacionais e Administrativas dos Negócios Imobiliários. 

O conhecimento técnico auxilia o profissional do segmento imobiliário a saber lidar com as oscilações do mercado. “O corretor de imóveis vem sendo reconhecido pelos tribunais brasileiros como aquele que possui capacidade técnica suficiente para avaliação de bens imóveis. Recentemente, a Justiça do Ceará solicitou corretores de imóveis para atuarem como peritos avaliadores. O Sistema Cofeci-Creci criou, por meio de resolução, o Cadastro de Avaliação de Corretores Imobiliários, o CNAI, no qual podem se inscrever os corretores de imóveis. O avaliador de imóveis inscrito no CNAI possui a capacidade de emitir o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, o PTAM, documento este que, através de critérios técnicos, faz análise de mercado com vistas à determinação do valor de comercialização de um imóvel, judicial ou extrajudicialmente”, explica Francisco Lima, conselheiro do Creci Ceará e perito avaliador. 

A avaliação documentada, o chamado Parecer técnico de avaliação mercadológica, é um documento que fornece um valor para o imóvel e explica em detalhes porque foi determinado aquele preço. Ele inclui dados da estrutura do imóvel, comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região e informações sobre zoneamento, infraestrutura e de mobilidade urbana. “O documento é essencial em situações nas quais parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido. Também é usado em permutas de imóveis ou em caso de inadimplência, quando o imóvel é tomado por um banco e o proprietário considera que a propriedade tem um valor maior do que aquele indicado pela instituição. O parecer técnico também é muito bom para que a pessoa não tenha ansiedade ao fazer o negócio, porque o proprietário passa a conhecer o preço de mercado do seu imóvel e entende exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor ou ainda no caso da venda de imóveis usados, como a negociação é permeada por muitas contrapropostas, o parecer técnico é apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor”, afirma o corretor de imóveis e avaliador de imóveis há mais de trinta anos, Anchieta Dourado. 

Para se inscrever no curso de Avaliação Imobiliária oferecido pelo Proecci (Programa de Educação Continuada ao corretor de imóveis), é preciso estar devidamente em dia com a anuidade junto ao Creci Ceará e possuir e-mail corporativo do Creci Ceará. 

MAIS INFORMAÇÕES:

CURSO DE AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA – PROECCI

PROECCI  PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA AO CORRETOR DE IMÓVEIS 5ª Edição

Modalidade: Semi-Presencial

Carga Horária: 48 horas/aulas

 Obs: Com direito a inscrição no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis)

 

Período de inscrições: De 19/02/2021 a 28/02/2021 (ou até o preenchimento total das vagas)

Início das aulas online: 01/03/2021 a 01/04/2021

Entrega do PTAM: 31/03/2021 – Prazo encerra em: 01/04/2021 às 23h59.

 

Pular para o conteúdo