CRECI-CE E Noticia CRECI E Quanto vale o seu imóvel? O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará explica quais os fatores que mais influenciam no valor de um imóvel
Quanto vale o seu imóvel? O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará explica quais os fatores que mais influenciam no valor de um imóvel

Antes de vender ou alugar um imóvel, é importante saber quanto ele realmente vale. Conhecer o valor do seu imóvel implica questões muito mais profundas do que aquilo que você acha que sabe sobre ele. É preciso conhecer o potencial do imóvel para conseguir mensurar seu tamanho, valor e possibilidades, para o caso de uma venda, por exemplo. Para saber o valor do seu patrimônio, o melhor caminho é a consulta a um corretor de imóveis.

Neste caso, algumas perguntas chave vão ajudá-lo a definir:

– O que é levado em conta na avaliação de imóveis?

– Você conhece todo o real potencial do seu imóvel?

– Acompanha a movimentação do mercado imobiliário?

– Está por dentro dos investimentos públicos na região na qual está localizado o imóvel?

– Sabe quais são as previsões para a infraestrutura e possíveis melhorias da região (expansão das vias de acesso, construção de shoppings, parques etc)?

Esses questionamentos são fundamentais para que o imóvel seja avaliado corretamente, até porque, muitas vezes, colocar o imóvel com um valor acima do valor do mercado pode prejudicar a venda.

“Avaliar um imóvel corretamente aumenta as chances de ele ser negociado rapidamente. Existe uma diferença entre o valor da avaliação e o valor que realmente o imóvel vai ser vendido. A avaliação prévia por um profissional da região é de extrema importância para a concretização do negócio de quem de fato precisa alienar e não especular no mercado”, esclarece o presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides.

O corretor de imóveis vem sendo reconhecido pelos tribunais brasileiros como aquele que possui capacidade técnica suficiente para avaliação de bens imóveis. A Justiça do Ceará já solicitou corretores de imóveis para atuarem como peritos avaliadores. “Além do início do processo de locação e de compra e venda, a avaliação imobiliária também é utilizada com outros objetivos, como a avaliação patrimonial de pessoas físicas e jurídicas; nos inventários e divisão de bens entre casais que estão em um processo de separação; financiamentos imobiliários ou naqueles em que um imóvel é usado como garantia para liberação de recursos, além da avaliação para fins de indenização em alguma desapropriação para equipamentos públicos ou ampliação do sistema viário ou rodoviário. A alienação de um imóvel somente acontece dentro do valor real de mercado”, explica o presidente do Conselho, que possui mais de quatro décadas de experiência no mercado imobiliário.

Tibério Benevides esclarece ainda que a avaliação mercadológica é totalmente diferente da avaliação feita pela prefeitura, que determina o cálculo do valor do IPTU. “Para avaliar um imóvel para aluguel, por exemplo, o que determina é o  mercado, ou seja, a oferta e a procura, independe da Prefeitura, que tem uma maneira própria de avaliar o IPTU e outra maneira de avaliar o ITBI. A avaliação do IPTU é em cima do valor venal do imóvel; já o ITBI, por exemplo, é baseado em critérios da prefeitura”, pontua Benevides.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis 15ª Região Ceará oferece gratuitamente, por meio do Proecci (Programa de Educação Continuada ao corretor de imóveis) um curso que já formou mais de 60 mil alunos em todo o Brasil, que  foram diplomados e portanto os capacitados para se inscreverem no Cadastro Nacional de avaliadores Imobiliários, no site do Conselho Federal de corretores de Imóveis. As vagas são limitadas e exclusivas para corretores de imóveis. O Sistema Cofeci Creci capacita profissionais do mercado imobiliário gratuitamente pela plataforma EaD desde 2006. Os alunos do Proecci vão desenvolver Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) Operacionais e Administrativas dos Negócios Imobiliários.

Pular para o conteúdo