CRECI-CE E Noticia CRECI E Projeto Creci Itinerante volta a região norte do Ceará
Projeto Creci Itinerante volta a região norte do Ceará

As cidades de Sobral, Frecheirinha, Senador Sá, Massapê, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Itapajé foram visitadas

Entre os dias 20 à 24 de junho, a equipe do Creci  viajou até a região norte do estado para mais uma etapa do Creci Itinerante. As cidades de Sobral, Frecheirinha, Senador Sá, Massapê, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Itapajé foram visitadas nesta 14ª edição do projeto, contabilizando cerca de 745 quilômetros rodados . 

Com o objetivo de fortalecer a categoria, marcar presença e encurtar distâncias, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará vem oferecendo vários serviços aos corretores de imóveis e à sociedade nos municípios cearenses. Desde setembro de 2020, mais de 10 mil quilômetros foram percorridos em mais de 50 cidades do interior do estado. 

“No Creci Itinerante, a gente fica em contato com os corretores de imóveis e a sociedade. Dá para ver o desejo deles, o que eles querem, o que eles sentem falta, o que estão precisando. A gente chega junto nessas cidades que não tem núcleo nem sub-regiões. O balanço foi positivo, o projeto tem crescido muito”, afirma o presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides. 

A van do Creci Itinerante é equipada com o aparato necessário para realização de atendimentos para  profissionais do mercado imobiliário, desde entrega de carteira e diplomas,  transferências, inscrições, ouvidoria, denúncias e financeiro, além de ações educativas para a população,  como distribuição de panfletos e tira-dúvidas com a população. O veículo é estacionado em lugares com maior circulação de pessoas, como praças e avenidas em cada cidade visitada. 

A primeira cidade visitada foi Frecheirinha. Tudo começou com um trabalho de orientação com distribuição de panfletos. No dia seguinte, a van pegou a estrada em direção ao município de Senador Sá onde, além da divulgação da importância do profissional da corretagem,  a equipe do Creci Itinerante realizou atendimentos. “Foi um prazer receber a equipe aqui na minha cidade. Foi informado que as atividades seriam realizadas aqui e fiquei muito feliz. Espero ter mais oportunidades como essas”, comemora Carlos Alberto Soares, corretor de imóveis da região. 

No terceiro dia de atividade, logo de manhã cedo, a van do Creci Itinerante estacionou na praça central da cidade, próximo da Igreja Matriz. A corretora de imóveis, Tatiele Ribeiro, aproveitou a oportunidade para receber a carteira de regularidade. “Eu fiquei muito feliz e fui muito bem recebida pelos colegas. É muito importante para o profissional que atua nessa área se sentir amparado pelo Conselho”, para Tatiele, o trabalho de orientação à sociedade é fundamental importância na região. “Eu acho importante tanto para o corretor de imóveis quanto para as pessoas que buscam atendimento do profissional, a população em geral. O cliente se sente muito mais seguro em fazer qualquer forma de negociação com a gente.”, completa. Mais tarde, a cidade visitada foi Coreaú, onde mais uma vez foi feito um trabalho de conscientização da importância do corretor de imóveis. 

O Coordenador de Fiscalização do Creci Ceará, que faz parte da equipe do Creci Itinerante, fala sobre as funções do projeto. “O Creci Itinerante tem duas finalidades principais. A primeira é levar todos os serviços que são prestados na sede, sub-regiões e núcleos para as cidades onde não tem atendimento presencial, com isso, o Conselho procura estender esses trabalhos para corretores de imóveis de todos os  municípios. A segunda função é levar  informação à população ao orientar que é preciso fazer uma negociação imobiliária apenas com um profissional devidamente credenciado.”, explica. 

Além dessas funções, a equipe do Creci Itinerante também contou com o apoio de duas agentes de fiscalização que realizaram diligências e receberam denúncias a fim de coibir a prática de contraventores. Geovano cita alguns riscos de negociar com alguém que não esteja habilitado para a função de corretor de imóveis. “Se o contraventor não tem registro no Creci, o Conselho não tem como identificar essa pessoa e aplicar sanções, daí a importância de denunciar contraventores e estelionatários ao setor de fiscalização. O indivíduo que exerce a profissão sem estar inscrito no Creci, já está praticando uma contravenção penal, isto pode acarretar outros ilícitos como estelionato ou apropriação indébita. Esse conjunto de ações  pode trazer diversos malefícios para quem está interessado em comprar um imóvel”, afirma o coordenador. 

No último dia de itinerário, foi a vez da cidade de Santana do Acaraú receber os serviços e informações do Creci Itinerante. Para encerrar as atividades da 14ª edição do projeto, a van foi até a cidade de Itapajé. Na cidade serrada, a equipe visitou corretores de imóveis da região e entregou as carteiras de regularidade em  mãos.  Claudenisia Matos  ficou surpresa ao ver que o Creci estava em seu escritório para prestar o atendimento. “ Uma semana atrás eu recebi o aviso que o Creci estaria na minha cidade, mas eu não esperava toda essa praticidade. Na maioria das vezes, a gente acaba não tendo muito tempo para se organizar e ir até Fortaleza ou em uma cidade onde tem sub-região. É muito importante esse trabalho do Creci itinerante que traz para nós todos esses serviços”, afirma a corretora.  

Jacob Mesquita concorda com a colega de profissão. Segundo o corretor de imóveis, que tem uma imobiliária no município,  a visita do Conselho fortalece a profissão. “ O Creci tem o papel fundamental de fazer essa ponte do corretor de imóveis com a sociedade. O mercado imobiliário deve ter profissionais que trabalham de verdade e dentro da lei e regularizado, é importante que o Conselho oriente a todos, isto pode evitar que contraventores atrapalhem os profissionais devidamente registrados. O Creci vem fazendo este trabalho de forma satisfatória, a gente só tem a agradecer.”, comenta Jacob.

Fotos: Luan Gerard

Texto: Luan Gerard

Edição e revisão: Mirelle Costa

Pular para o conteúdo