CRECI-CE E Noticia CRECI E PROGRAMA CRECI ITINERANTE LEVA SERVIÇO E INFORMAÇÃO AO LITORAL LESTE DO ESTADO
PROGRAMA CRECI ITINERANTE LEVA SERVIÇO E INFORMAÇÃO AO LITORAL LESTE DO ESTADO

As cidades de Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Marco, Cruz e  Jijoca de Jericoacoara foram visitadas pelo Creci itinerante entre os dias 09 a 13 de maio.

van do Creci Itinerante estacionada na cidade de Cruz

No dia 09 de maio, a van do Creci Itinerante pegou mais uma vez a estrada, de volta aos municípios do litoral norte. A primeira cidade visitada foi Itapipoca. A chuva não atrapalhou as ações do projeto e os corretores de imóveis puderam realizar diversos atendimentos. Ao oferecer vários serviços à sociedade e aos corretores de imóveis nos municípios cearenses, o programa tem como objetivo orientar a população que está em busca de realizar o sonho da casa própria por meio da aquisição de um terreno ou casa, além de fortalecer a categoria. 

As cidades de Itapipoca, Amontada, Itarema, Acaraú, Marco, Cruz e  Jijoca de Jericoacoara foram visitadas pelo Creci itinerante entre os dias 09 a 13 de maio. “Foi muito bem atendido. Caso eu precisasse fazer esse procedimento, teria que ir em Sobral ou em Fortaleza, mas o Creci Itinerante esteve aqui na minha cidade e resolvi minhas demandas”, afirma Junior Andrade, corretor de imóveis de Itapipoca.

Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, atende corretores de imóveis

O presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, ressalta que o profissional adequado para ter segurança em uma transação imobiliária é o corretor de imóveis. “Se uma pessoa quiser comprar um lote, deve procurar um corretor de imóveis  porque ele é o profissional mais qualificado para lhe dizer se o local está todo regularizado. Não adianta você conhecer o proprietário, se não tiver regularizado com a prefeitura e cartório, isso também se aplica com casas tanto financeiras quanto avulsas”, explica.

A corretora de imóveis, Carolina Maria, que também foi atendida na cidade de Itapipoca, foi recebida pelo próprio presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides. Ela destaca a atuação do conselho na região. “O próprio Creci me ligou dizendo que estava com minha carteira, fiz solicitações que foram feitas de forma rápida aqui na van. Quero agradecer ao presidente  Tibério Benevides que me atendeu muito bem, como também toda a equipe. Nos últimos anos eu tenho visto uma grande mudança, acho que é assim que a gente pode ser melhor.” afirma Carolina. 

Depois de Itapipoca, a van do creci itinerante partiu para o litoral, na cidade de Amontada. A praia de Icaraí de Amontada é conhecida pelo turismo de lazer, mas não foi isso que atraiu a francesa Laetitia Saint Martin, que  viu a possibilidade de trabalhar com o mercado imobiliário e se tornar corretora de imóveis. Na van do Creci itinerante, ela teve a oportunidade de fazer o juramento para se tornar uma profissional habilitada. A corretora de imóveis sempre teve que ir à capital para resolver assuntos relacionados a sua inscrição. Com o apoio do creci itinerante, ela recebeu a carteira sem precisar sair do lugar onde mora.  “Eu tô muito feliz porque foi muita luta para mim para conseguir porque foi bem durante a pandemia e eu sou francesa, mesmo estando há 15 anos no Brasil, tive que mandar fazer a tradução e foi tudo mais demorado por conta de tudo isso, mas hoje tá tudo bem melhor”, comemora Laetitia. 

Laetitia Saint Martin, corretora de imóveis, faz o juramento

De setembro do ano passado até julho deste ano, nas seis etapas do projeto, o Creci Itinerante já percorreu mais de cinco mil quilômetros e visitou cinquenta cidades, atendendo a sociedade e os corretores de imóveis. “O objetivo do programa é incentivar a sociedade sobre a segurança de só comprar imóvel com um profissional registrado no Conselho.  Em todas as cidades contamos com o apoio de várias prefeituras do Ceará, que têm recebido muito bem”, afirma Benevides. 

A van do Creci Itinerante é equipada com o aparato necessário para realização de atendimentos para  profissionais do mercado imobiliário, desde entrega de carteira e diplomas,  transferências, inscrições, ouvidoria, denúncias e financeiro, além de ações educativas para a população,  como distribuição de panfletos e tira-dúvidas com a população. O veículo é estacionado em lugares com maior circulação de pessoas, como praças e avenidas em cada cidade visitada. 

Corretora de imóveis, Jó Mota, Assistente de Secretaria, Vitória Martins, e o Ouvidor, Francisco Ferreira, visitam a rádio 6 de Abril de Cruz Foto: Nyna Sany

A novidade desta edição foi a presença do próprio ouvidor do Creci Ceará, Francisco Ferreira, que vai realizar atendimentos presencialmente para os corretores de imóveis dos municípios visitados. “Ouvidoria se fez presente não apenas para os corretores de imóveis, mas também para a sociedade ser orientada sobre como formalizar uma denúncia para apurar conduta ética de um profissional,  seja pessoa física ou jurídica. Para o profissional da corretagem,  oferecemos serviços que vão desde emissão de boleto até a orientação de modelos de contrato”, explica Francisco.

 

Mais tarde, a equipe do projeto foi convidada para dar uma entrevista na rádio Liberdade em Itarema – CE e Rádio 6 de Abril de Cruz – CE, e mais uma vez falou da importância da profissão.

 

Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, concede entrevista para rádio Liberdade, de Itarema.

Acaraú, conhecida pelo  comércio de peixes e lagostas, foi outra cidade que recebeu a equipe do Creci Itinerante. O presidente conversou com corretores de imóveis da região. Mais tarde, a van estacionou em uma praça movimentada, onde foi realizado um trabalho de conscientização da importância dos profissionais do mercado imobiliário. Uma caixa de som foi ligada para chamar a atenção das pessoas que passavam no local e cartilhas informativas foram entregues.

No dia seguinte, a van pegou mais uma vez a estrada e percorreu 35 km em direção a cidade de Marco. Mais corretores foram atendidos na região.

Na cidade de Cruz não foi diferente. Os atendimentos aos corretores de imóveis continuaram. Há mais de um ano, Jô Mota escolheu o município para construir moradia e transferiu seu registro profissional de São Paulo para o Ceará. “Quando você está em uma cidade que você vai vender o imóvel, tem que ser um corretor qualificado, com seu número de Creci”, a corretora explica porque a escolha da cidade. “Cruz teve uma grande valorização, na questão de imóveis de locação e vendas, principalmente depois da construção do Aeroporto Internacional de Jericoacoara em nossa cidade”, completa. 

O Ceará é conhecido nacionalmente por suas belas praias que são visitadas por turistas todos os dias. Uma delas é a praia do preá. O presidente do conselho regional de corretores de imóveis do Estado, Tibério Benevides, fez uma análise do mercado imobiliário nos municípios turísticos. “O litoral Leste do Ceará, principalmente de Icaraizinho de Amontada até Jericoacoara, tem uma impressionante movimentação. Existem vários fundos de investimento que compram terrenos para fazer vilas. O fluxo financeiro aqui da região e a movimentação de vendas é muito grande. O Creci está atento com a fiscalização e cuidado para que contraventores não atuem e orienta sobre a importância de só comprar imóvel com um corretor credenciado” explica o presidente. 

Os trabalhos terminaram em Jijoca, conhecida mundialmente por abrigar o parque nacional de Jericoacoara. Por ser uma região bastante valorizada, as transações imobiliárias costumam ter alto valor de mercado.

Fotos: Nyna Sany

Texto: Luan Gerard

Edição e revisão: Mirelle Costa

 

Pular para o conteúdo