CRECI-CE E Noticia CRECI E PROGRAMA CRECI ITINERANTE LEVA INFORMAÇÃO À SOCIEDADE E ATENDIMENTOS PARA OS CORRETORES DE IMÓVEIS
PROGRAMA CRECI ITINERANTE LEVA INFORMAÇÃO À SOCIEDADE E ATENDIMENTOS PARA OS CORRETORES DE IMÓVEIS

Entre os dias 26 e 30 de setembro, o Creci Itinerante volta às suas atividades nas cidades de Camocim, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte e Ipú. 

Mais de onze mil quilômetros, cerca de cinquenta  cidades visitadas, serviços para corretores de imóveis de  entrega de carteira e diplomas,  transferências, inscrições, e atendimentos para ouvidoria, fiscalização e financeiro, além de ações educativas para a população,  como distribuição de panfletos e tira-dúvidas com a população. Este é o Resumo de dois anos do programa Creci Itinerante, que está em sua 16º edição. 

Em setembro, foi a vez do Creci passar pelos municípios de Camocim, Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, Ibiapina, São Benedito, Guaraciaba do Norte e Ipú, entre os dias 26 a 30. Somente nesta edição, 32 corretores de imóveis foram atendidos. 

Não é a primeira vez que a Van do Creci Itinerante passa pelas cidades da Serra Grande do Estado. A cada nova ação do programa na região, os corretores de imóveis se fortalecem e a sociedade entende cada vez mais a  importância do profissional.

“Como sempre, essas nossas visitas do Creci Itinerante são muito bem recebidas pelos corretores, porque eles veem o apoio que o Creci e o sistema Cofeci-Creci  dão para a categoria. É isso que vem ocorrendo, o projeto foi criado para mostrar à sociedade a importância do corretor de imóveis. Além disso, fazemos capacitação em todas as cidades. Hoje nós temos três sedes,  que são Fortaleza, Zona Norte (Sobral) e no Cariri, na cidade do Crato. Os demais, a gente atende e faz o máximo possível para atender, via Creci Itinerante”, afirma O presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides. 

A primeira cidade visitada foi Camocim. Logo que a van foi estacionada na praça, os corretores de imóveis começaram a ser atendidos. A primeira foi Gil Simplício, que aproveitou a oportunidade para dar entrada no Cadastro Nacional de Avaliadores, o CNAI. Com cinco anos de profissão, a corretora de imóveis comemorou a facilidade de receber o atendimento em sua cidade. “Me senti privilegiada, porque eu fiz o curso, recebi o certificado e estou estudando bastante, pois gosto muito da área de avaliação. Foi bem fácil,  a gente ficou sabendo que o Creci Itinerante vinha e tivemos uma facilidade muito grande. Eu vim até a van, me informei com as meninas, trouxe meu certificado e foi muito rápido”, comemora Gil Simplício. 

O Creci Itinerante também dá espaço para os novos profissionais. Mastrolhano Araújo não precisou viajar 120 quilômetros até Sobral, cidade onde o Conselho tem uma sub-sede, e pôde fazer o juramento para receber sua carteira definitiva na própria van do projeto. “Me sinto prestigiado com esse movimento muito importante para a sociedade e para o corretor de imóveis. Tive o prazer de receber a carteirinha aqui mesmo na minha cidade. Para a gente que vive nessa correria do dia a dia, ter o  Creci aqui na minha casa, para mim é gratificante”, conta Mastrolhano. 

Para encerrar a passagem pela cidade de Camocim, duas palestras foram realizadas, com temas sobre aspectos jurídicos da profissão e produção de conteúdo para o instagram. O corretor de imóveis e representante do Creci Ceará na região, Reinaldo Veras, comenta a importância do trabalho do programa. 

“Eu vejo com muita importância a presença do Creci Itinerante aqui no município para poder aproximar o corretor com nosso Órgão. Nós temos uma gama de possibilidades e trazermos aqui cursos de qualificação, ministrados por profissionais que estão diretamente ligados à atividade tem um resultado muito positivo para trazer a atualização das informações. Sabemos que o mundo está em movimento e o bom profissional, principalmente  do mercado imobiliário, deve ter essa preocupação de estar constantemente se reciclando”, afirma Reinaldo Veras.  

A viagem continuou  saindo em direção à Viçosa do Ceará.  No município ,  a corretora de imóveis Ana Beatriz recebeu a carteira de identificação profissional. Segundo ela, a presença do Creci Itinerante traz credibilidade à profissão. 

“Eu vejo esta atitude do Creci como uma valorização profissional, a gente faz um trabalho buscando a excelência e conta com suporte de um Órgão regulador e fiscalizador, que realmente é legalizado, que nos passa essa credibilidade do trabalho que a gente desenvolve . Me sinto honrada com a presença do Creci Itinerante, o Conselho traz para mim de fato a identidade profissional, literalmente. É muito bom contar com o Órgão regularizador que incentiva e  dá o crédito para o profissional”, explana  Ana Beatriz. 

Moysés Verçosa aprendeu a profissão com o seu pai, José Alberto Verçosa, quando ainda morava no Rio de Janeiro, e descobriu a cidade de Viçosa do Ceará para continuar a vida. Ele lembra com carinho os momentos que teve com seu maior exemplo dentro do mercado imobiliário. “O Creci do meu pai era 813, no Rio de Janeiro, já é falecido há cinco anos, mas era muito querido. Ele começou a trabalhar na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes, que eu também cheguei a conhecer quando era só areia. Na época, ele vendia lotes na localidade,” lembra Moyses.   

Em décadas de profissão, Moysés sempre defendeu a categoria e fala o verdadeiro significado de ser um corretor de imóveis. “Ser corretor é uma profissão que você tem que ter garra, vontade e amor, porque vale a pena. Se uma pessoa que gasta muito, não tem controle, ele se perde, o Corretor de imóveis em si não é assalariado, é comissionado, então tem que ter um pouco de  calma e equilíbrio”, completa o corretor de imóveis. 

Mais 30 quilômetros de estrada e a Van do Creci Itinerante chega à cidade de Tianguá. Na cidade de quase 80 mil habitantes, um trabalho de orientação à sociedade foi realizado e corretores de imóveis da região foram atendidos.

Em Ibiapina não foi diferente. O corretor de imóveis Geraldo Maia, hoje representante do Creci no município, entende bem qual a sensação de se apaixonar por uma cidade e querer morar nela, mas lembra da importância do corretor de imóveis para realizar esse sonho. “Todo o pessoal que vem de fora, eles vêm também no intuito de morar e empreender para gerar renda para ele e para a comunidade”, explica Maia.  

A equipe do Creci Itinerante também visitou imobiliárias em Ibiapina. Harley Oliveira é uma das corretoras que atendem  na região . “Nós temos responsabilidade, tanto jurídica, quanto criminalmente na intermediação imobiliária. Então, dentro do nosso nicho, não alugamos e vendemos imóveis, não somos meros intermediadores, mas profissionais qualificados e responsáveis”, explica a corretora de imóveis.  

Ela exaltou o trabalho do conselho e a importância de estar sempre alinhado com o órgão regulador. “Quando você faz qualquer tipo de transação com corretor de imóveis, você tem a segurança de estar fazendo tudo  dentro da lei. É uma segurança para o cliente ter um profissional qualificado, habilitado e credenciado para fazer essa transação”, completa. 

Desde setembro de 2020, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará promove o programa Creci Itinerante. Para dar apoio às solicitações de denúncias, agentes de fiscalização acompanham a equipe do programa, fazendo diligências  e realizando um  trabalho ostensivo. 

Após a cidade de Ibiapina, foi a vez dos municípios de São Benedito, Guaraciaba do Norte e Ipú receberem a visita do programa, que presta atendimentos e mostra a importância do profissional corretor de imóveis para uma negociação segura em todas as regiões do Estado do Ceará. 

Pular para o conteúdo