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Ouvidoria do Creci Ceará completa dez anos de serviços

Francisco Ferreira, ouvidor do Creci Ceará Foto: Luan Gerard

Em 2020, o setor de Ouvidoria do Conselho Regional de Corretores de Imóveis 15ª Região Ceará resolveu cerca de 3400 demandas. Com dez anos de existência. Valda Chaves, a corretora de imóveis, solicitou atendimento à ouvidoria e conta que foi atendida com bastante empatia. “Eu precisei do Creci Ceará para resolver um problema e o que me chamou a atenção foi a acolhida. O ouvidor me deu um copo com água antes de realizar o meu atendimento e isso me deixou tranquila. Além da minha demanda ter sido atendida, fiquei muito agradecida pela forma como fui tratada”, conta Valda. 

O papel da ouvidoria pública é possibilitar ao cidadão relacionar-se, diretamente, com o órgão ou entidade pública para solicitar informações e apresentar sugestões, queixas, reclamações e denúncias relativas aos serviços. A Ouvidoria contribui ainda para uma fiscalização direcionada pelas denúncias que vêm da sociedade e dos próprios corretores de imóveis e estagiários. Com 90% de demandas solucionadas, a conciliação prévia ou no início do processo evita que novas demandas desnecessárias sejam impetradas no sistema judicial. 

Francisco Ferreira, ouvidor do Creci Ceará desde sua criação, ganhou um prêmio do Sistema Cofeci Creci por seu trabalho desenvolvido no Conselho. Em setembro de 2019, na terceira reunião plenária realizada em Fortaleza, o Sistema Cofeci-Creci fez uma homenagem ao ouvidor do Creci Ceará. “Suas sugestões e decisões no trato com terceiros, versando, em regra, sobre reclamações infundadas ou consultas impróprias ou incabíveis são sempre marcadas pelo bom senso e elevado índice de ponderação, merecendo esse registro de congratulação”, afirma o ofício assinado pelo presidente do Sistema do Cofeci-Creci, João Teodoro da Silva. 

“Eu necessitei de uma mediação com uma imobiliária e fui prontamente atendido. Simplesmente entrei na internet coloquei meus dados, os dados do meu contrato e o que necessitava, e, em cerca de dois dias, tudo foi resolvido. Os trabalhos da ouvidoria são de bastante interesse para a sociedade”, afirma o jornalista Julião Junior. 

Francisco Ferreira, falou da implantação do setor, que aconteceu no dia 25 de abril de 2011. 

“Fizemos todo o planejamento para a criação do setor de ouvidoria. É importante destacar que nos baseamos na Lei de Acesso à Informação, que exige que os órgãos públicos possuam uma ouvidoria, e com o Creci não é diferente, pois é uma autarquia. Fui ao Rio Grande do Sul conhecer como funcionava o setor naquele estado, após isso, também fiz um curso na área de certificação de ouvidoria na cidade de São Paulo”, explica Francisco Ferreira. 

A Ouvidoria do Creci Ceará conta com uma parceria com Controladoria Geral da União (CGU) para a utilização do sistema Fala.Br que funciona 24hs de forma online, onde a sociedade tem acesso a informação e pode fazer denúncias, reclamações, elogios e sugestões. O mesmo sistema é usado por vários órgãos federais.  

 

Texto: Luan Gerard

Edição: Mirelle Costa

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