CRECI-CE E Noticia CRECI E Outubro Rosa: A importância da prevenção contra o câncer de mama
Outubro Rosa: A importância da prevenção contra o câncer de mama

O câncer de mama acomete mais de 2 milhões de pessoas todos os anos no mundo e é o segundo tipo mais comum de câncer aqui no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. A maior parte das pessoas que desenvolvem a doença são mulheres. As corretoras de imóveis representam quase 30% do mercado imobiliário cearense. 

O programa Creci Ceará por Você, apresentado pela jornalista Mirelle Costa, entrevistou a doutora  mastologista Paula Valente e a 2ª vice-presidente do Conselho Márcia Vieira para falar da importância da prevenção e do autoexame.  

Para Márcia Vieira, trazer essa temática é importante para conscientizar a sociedade. “Devemos sempre procurar uma prevenção e estar sempre atento para que possamos evitar que ocorra os casos e se acontecer poder alcançar o tratamento adequado para dar uma condição melhor de vida para as pessoas que são acometidas desse tipo de problema”, afirma a  2ª vice-presidente. 

A  mastologista Paula Valente destacou na entrevista que o autoexame é uma das melhores formas de prevenção. “Infelizmente no nosso país, na maioria dos casos quando chega para nós, a mulher está sentindo algo. A gente tem lutado nas campanhas de Outubro Rosa para que o quanto antes fizer o diagnóstico melhor.  O ideal é que a gente possa ofertar para população exames que possam diagnosticar antes mesmo da paciente sentir aquela alteração, ou perceber uma alteração na textura uma retratação”, explica a médica. 

Um dos fatores de risco é o estresse,  a vida da corretora de imóveis não é fácil, o profissional está sempre disponível para o cliente e, às vezes, quando coloca o outro em primeiro lugar, as mulheres se colocam em segundo lugar. Márcia Vieira ressalta que embora a atividade seja corrida, as corretores de imóveis devem ter a saúde como prioridade. “Exames de prevenção são extremamente necessários, como na visita ao médico para diagnosticar, mas também o cuidado diário na questão de alimentação e os exercícios físicos, tudo isso contribui para uma saúde complementar para evitar todo tipo de doença”, afirma. 

A pandemia contribuiu para aumentar casos de câncer,  as pessoas ficaram  impedidas de sair de casa, muitos médicos não podiam realizar atendimento. “Ao longo desse próximos anos nós vamos colher frutos dessa demanda reprimida. A gente tem observado um aumento dos casos principalmente em meninas novas, abaixo de 40 anos. Por conta da pandemia e aqueles nódulos palpáveis foram deixados para lá, deixando de ser investigados” explica a médica. 

Assista a entrevista completa no canal da TV Creci Ceará Oficial, no youtube. 

 

https://www.youtube.com/watch?v=nOD1sZ2IWGM 

Pular para o conteúdo