CRECI-CE E Noticia CRECI E O QUE O CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE SABER SOBRE MARKETING IMOBILIÁRIO?
O QUE O CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE SABER SOBRE MARKETING IMOBILIÁRIO?

O Marketing é uma ferramenta importante para os profissionais que querem ter bons resultados nas vendas. Muitos corretores de imóveis utilizam essa ferramenta diariamente. Mas quais as melhores formas de zerar o estoque de imóveis com a ajuda do marketing?

Com mais de quinze anos de mercado imobiliário, o corretor de imóveis e especialista em marketing imobiliário, Bruno Lessa, conversou com a jornalista, Mirelle Costa, e deu dicas de como o corretor de imóveis pode usar o marketing, mesmo sem ter muitos recursos para o investimento. 

Para o corretor de imóveis, que já escreveu três livros sobre marketing imobiliário, um dos principais investimentos que o profissional deve fazer é o tempo. “A gente sabe que o corretor de imóveis trabalha com a matéria-prima de tempo e o conhecimento, quanto melhor você fizer ao uso do seu tempo e do conhecimento, consequentemente você vai ter mais resultado, tanto nas vendas quanto na locação de imóveis. Eu acredito que os corretores conseguiram enxergar isso e a partir daí se capacitar e se qualificar mais”, afirma Bruno Lessa.

A forma de se comunicar com o cliente também é uma boa ferramenta para converter vendas, porém o corretor de imóveis deve ter paciência e respeitar a jornada do cliente “A compra de imóvel não é uma compra que a pessoa faz por impulso ou decisão que a tome rápida. É muito comum essa decisão demorar meses e até anos para ser tomada. Durante esse período, o corretor de imóveis tem que estar em relacionamento com esse potencial cliente, falecendo todas as dúvidas, sendo relevante até que o cliente esteja pronto para tomar decisão”, explica Lessa . 

O publicitário também enfatiza características presentes na jornada de compra: “Tende a ser longa e muito diversa, a gente tem imóveis que têm perfis, padrões e regiões  diferentes do país. Compra um imóvel popular, por exemplo, no Ceará e diferente de quem compra um imóvel de alto padrão no Rio Grande do Sul”. 

A comunicação é algo que o corretor de imóveis sempre usa na hora de realizar o seu trabalho, porém a forma de se comunicar pode afetar diretamente no desempenho das vendas. “Comunicação é umas das grandes competências profissionais do século 21, quanto melhor você se comunica, com mais clareza, você consegue se fazer entender e, principalmente, consegue entender o que o cliente precisa”, ressalta.

Bruno Lessa acredita que para quem está começando no mercado da corretagem, o segredo é sempre buscar conhecimento “Quanto mais a gente estudar tudo aquilo que o cliente precisa para tomar as decisões, melhor seremos com profissionais”, o corretor de imóveis lembra também que o mercado muda muito, por isso a necessidade de sempre se atualizar. “Em um dia pode ter um cenário, por exemplo, hoje as taxas de juros estão em elevação, com a  tendência que continue até o final do ano. A gente tá fazendo cenário onde tem uma certa tensão econômica,  questão política, essas coisas que vão deixar o comprador de imóvel eventualmente mais seguro. Eu diria que o corretor de imóveis que souber entender esses aspectos que geram segurança do cliente é o que vai vender mais”, explica. 

O conhecimento pode ser buscado de várias formas, inclusive aproveitando os cursos e informações oferecidas por entidades de classe, como os Crecis e órgão públicos. “Os conselhos sempre promovem lives, treinamentos levando conhecimento ao corretor de imóveis, temos de aproveitar essa oportunidade para se capacitar diariamente”, aconselha Lessa.

Além de ter escrito três livros que falam sobre marketing imobiliário, Bruno Lessa se dedica a produzir conteúdo para internet para ajudar os corretores de imóveis. “É importante ter coragem de inovar, de utilizar as ferramentas, não ter preguiça de querer aprender uma coisa nova para experimentar”, explica. 

Para o publicitário, a motivação maior que faz com que ele produza conteúdo para ajudar na capacitação dos corretores de imóveis é o desejo de ajudar e disseminar informação, “A gente querer contribuir para que as pessoas façam a melhor compra possível de imóveis da vida dela, que o cliente tenha todas as informações necessárias para decidir o tipo de financiamento, da melhor forma de agir. Quando a gente quer fazer o bem, quer ajuda as pessoas, eu acho que todo o resto é uma consequência natural”, afirma.

Passar informação para os clientes é de fundamental importância, principalmente quando vindas de um corretor de imóveis devidamente registrado, como é o caso de Bruno Lessa. Com esse pensamento, o especialista em marketing começou um novo projeto chamado “Antes da chave” para aquelas pessoas que pretendem comprar um imóvel, mas não sabem muito sobre o mercado imobiliário e condições de financiamento. “Ao longo desses 15 anos de mercado, muitos que estão querendo comprar imóvel geralmente fazem sempre as mesmas perguntas, são padrão. Eu percebi muita gente relatando problemas na compra do imóvel, porque não se atentou a determinado aspecto, então eu decidi reunir dentro de novo canal, em novo projeto com base no meu conhecimento para o comprador de imóvel”, explica Bruno Lessa. 

No canal do Creci Ceará no youtube, você tem acesso ao vídeo na íntegra da entrevista com Bruno Lessa, basta acessar a TV Ceará Oficial, no Youtube. 

Bruno Lessa

 “Lute pelo seu cliente, pense na compra, não somente na venda”

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