No último dia 24, aconteceu mais uma solenidade de entrega de carteiras definitivas, na sede do Creci Ceará. A cerimônia que conta com membros da diretoria e funcionários do conselho, oficializa a entrada dos novos corretores e corretoras de imóveis no mercado imobiliário. Na ocasião, 99 corretores de imóveis receberam a identidade profissional.
“O Creci é nosso e, ao mesmo tempo, não é de nenhum de nós aqui. Traduzindo em palavras, a corretagem de imóveis é confiança e parceria com o cliente. Fique atento quanto à documentação do imóvel. O mais garantido hoje é você tirar uma vintenária. Observe todas as certidões, veja se a pessoa não está na dívida ativa. Nós, corretores, precisamos ter muito conhecimento. Temos o maior curso de avaliação do Brasil e é gratuito, ministrado pelo creci de São Paulo. Temos um mercado muito grande pra ganhar dinheiro e eu não estou falando somente de venda, existe avaliação também. O corretor de imóveis vem sendo reconhecido pelos tribunais brasileiros como aquele que possui capacidade técnica suficiente para avaliação de bens imóveis. O corretor vem sendo reconhecido pelos tribunais brasileiros como aquele que possui capacidade técnica suficiente para avaliação de bens imóveis. A Justiça do Ceará já solicitou corretores de imóveis para atuarem como peritos avaliadores. Tenho orgulho de ser corretor de imóveis e de ouvir meus clientes falarem bem de mim. Sempre saiam de casa acreditando que vão fazer um bom negócio, mesmo sabendo que podem não fazê-lo. Não queiram ganhar mais que o parceiro. Parceria é parceria. A corretagem de imóveis foi a melhor coisa que me aconteceu depois do meu casamento e do nascimento das minhas filhas. Vocês vão se dar muito melhor fazendo parcerias. Lembre-se de que não existe corretor ilegal, existe falso corretor. No dia a dia também não esqueçam que o acertado não é caro! Além de reger a vida de vocês pelos contratos, obviamente, mas honrem a palavra de vocês”, alerta Tibério Benevides, Presidente do Creci Ceará.

Da direita para esquerda: André Aguiar, 2º Diretor tesoureiro, Sebastião Moraes, 2º vice-presiente, Tibério Benevides, Presidente do Creci Ceará, e Asael Costa, 1º Diretor tesoureiro.
O Ministério da Educação instituiu a criação do curso de Técnico em Transações Imobiliárias – TTI – como alternativa para os exames de proficiência aplicados pelas Secretarias Estaduais da Educação. O curso de TTI integra o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, pertence ao eixo tecnológico chamado de Gestão e Negócios e é ofertado para aqueles que tenham concluído o ensino médio. A legislação educacional brasileira instituiu o curso de Graduação Tecnológica em Negócios Imobiliários, devidamente instruído no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, também concebido e editado pelo MEC como forma de promover eventos com uma carga-horária maior e com a perspectiva de um estudo mais substancial para que, dessa maneira, haja a formação de recursos humanos com conhecimentos mais específicos e aprofundados.
Após obter a aprovação em um dos cursos e com a apresentação do diploma e demais documentos exigidos, o candidato deverá inscrever-se no CRECI/CE para adquirir o direito de ser um (a) Corretor (a) de Imóveis.

Sebastião Moraes, 2º vice-presiente do Creci Ceará
“Essa profissão é muito boa pra quem se dedica. Vocês precisam entender o tamanho da responsabilidade de cada um de nós quando intermediamos um imóvel. Não dá pra imaginar o que essa pessoa que foi enganada está passando. Vamos ter cuidado com o que estamos vendendo e com quem estamos fazendo negócio. Sempre digo que o dinheiro não é a coisa mais importante, é consequência de um trabalho feito com muita responsabilidade. Precisamos entender que, muitas vezes, mexemos na economia da família e não podemos, em hipótese alguma colocar isso em risco. O corretor é corresponsável no negócio. Se você colocar o cliente em algo que é ilegal, saiba que vai responder por isso. Essa casa tem a principal função de proteger a sociedade. Somente no mês passado, foram 200 autuações por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis. Essa é uma profissão generosa e com muitas possibilidades. Você pode trabalhar com vendas, captação, avaliação imobiliária, loteamentos ou alugueis. Procure descobrir-se”, destaca Sebastião Moraes, 2º vice-presiente do Creci Ceará.
A solenidade de entrega de carteiras também contou com a presença do 2º diretor-tesoureiro, André Aguiar; e do 1º diretor-tesoureiro, Asael Costa; além de Elinete Torres, conselheira do Creci Ceará, que fez um convite para o evento que faz referência ao Outubro Rosa e Novembro Azul. “O evento é gratuito e contará com palestras, roda de conversa e diversos serviços prestados aos corretores e corretoras de imóveis como massoterapia, ventosaterapia, teste de glicemia, aferição de pressão, além de brindes.Iremos tratar de temas relevantes para a sociedade, levando informações importantes para cuidar da sua saúde. Você não pode perder!”, convidou Elinete.

Elinete Torres, conselheira do Creci Ceará