CRECI-CE E Noticia CRECI E MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2022 – O QUE ESPERAR DA COMPRA, VENDA E ALUGUEL DE IMÓVEIS E TERRENOS ESTE ANO
MERCADO IMOBILIÁRIO EM 2022 – O QUE ESPERAR DA COMPRA, VENDA E ALUGUEL DE IMÓVEIS E TERRENOS ESTE ANO

O que esperar da compra, venda e aluguel de imóveis e terrenos este ano?

O Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, traça as perspectivas para o mercado imobiliário em 2022

O mercado imobiliário vinha mostrando evolução desde 2019, ao digitalizar e automatizar processos, obter a visualização online do imóvel, seja com fotos profissionais ou um tour 360º e uso de drones. Novos processos e o uso de ferramentas do marketing digital possibilitam uma transação imobiliária com menos burocracia e mais agilidade. “As pessoas começaram a perceber uma necessidade de obter um espaço maior dentro de casa, que possibilitasse o home office e a permanência por mais tempo dentro do lar. Além disso, a busca por casas e empreendimentos com infraestrutura de lazer também aumentou, pois sem poder sair, a necessidade de ter bons ambientes para as horas livres aumentou”, explica o presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides.

É preciso lembrar que, logo nos primeiros meses de pandemia, a taxa Selic, taxa básica de juros do país, atingiu sua baixa histórica e chegou a 2% ao ano, com isso, o mercado imobiliário foi se reaquecendo. O comportamento do consumidor de ver o imóvel como um investimento seguro somado à resiliência do mercado imobiliário proporcionou um crescimento mais moderado, porém sustentável e perene, mas saudável para todo o segmento. “O mercado continua crescendo, as pessoas continuam precisando comprar imóveis, nós teremos muitos lançamentos SBPE, que é um limitador de juros, um sistema brasileiro de poupança e empréstimo que é retirado da poupança para emprestar o comprador. Então, os juros devem ficar na faixa de 6% ao ano em imóveis de até R$600 mil e teremos lançamentos em toda a região metropolitana na área de loteamentos, condomínio fechado, lotes, apartamentos e casas”, conta Benevides.

O entrave continua sendo a burocracia, como aponta Benevides. “Vi desde os bancos, passando pela avaliação até o  registro. Hoje é possível comprar um carro e sair com ele em 48 horas, você pega a nota fiscal, manda para o banco e o banco financia sem você precisar ir lá, recebe o carro, tira as fotos com os ângulos que a seguradora quer e já está feita a vistoria. Para a compra de um apartamento, você leva no mínimo sessenta dias, que é  quando o registro de incorporação é liberado e a  construtora recebe o dinheiro. Uma medida provisória promete dar mais celeridade a esses trâmites cartoriais”, explica Tibério Benevides reeleito para o triênio 2022 – 2024 no Conselho regional de corretores de imóveis 15ª região Ceará.

Pular para o conteúdo