CRECI-CE E Noticia CRECI E IGUATU RECEBE DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHEIROS DO CRECI CEARÁ EM PLENÁRIA
IGUATU RECEBE DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHEIROS DO CRECI CEARÁ EM PLENÁRIA

No dia 23 de novembro, a cidade de Iguatu, situada a 360 quilômetros da capital cearense, recebeu a 4º Sessão Plenária do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará, de 2022. A ocasião contou a presença do presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, membros da diretoria do Conselho e outros profissionais do mercado imobiliário da capital e do interior. 

A Plenária é importante para a categoria porque alinha os trabalhos que estão sendo realizados durante o ano, assim como a padronização de procedimentos administrativos, estabelecendo metas e ajustando estratégias. Os profissionais do mercado imobiliário da região Centro-Sul poderão acompanhar de perto as discussões, participando diretamente de forma ativa das decisões do Conselho.

Asael Costa, primeiro diretor tesoureiro do Creci Ceará, destacou que umas das metas da diretoria é levar o Conselho para todos os municípios do Ceará.  “A importância é que a gente consegue difundir cursos e informações relevantes para os corretores de imóveis, assim eles ficam engajados com a profissão, com o Sistema e a diretoria do Conselho”, afirma. Sobre os temas abordados, Asael Costa explica: “Estamos fazendo plenárias no interior exatamente para trazer o Creci para essas regiões. Uma das novidades da plenária de hoje foi a previsão orçamentária na qual a gente alocar recursos para compra de uma nova sede na Capital”, completa. 

A função principal do Creci é observar se o profissional exerce sua profissão da forma explícita pela lei, verificam o exercício da profissão por profissional não habilitado, impõe multa aos maus profissionais e até cassar a licença dos profissionais envolvidos em irregularidades. 

Para Francinildo Lima, Corretor de imóveis e Conselheiro do Creci Ceará na região Centro-Sul, é importante a presença da diretoria nas cidades do interior. “A gente tinha esse propósito há muito tempo, havia essa expectativa com os corretores de Iguatu, justamente para conhecer como funciona o dia-a-dia do Conselho, a operação dos conselheiros dentro de um plenária. Isso é importante para que os profissionais estejam mais próximos do Órgão”, afirma. 

Para fortalecer ainda mais o combate ao contraventor na região centro-sul do Estado, o novo agente de fiscalização, Bruno Vieira foi apresentando e irá efetivamente trabalhar na cidade de Iguatu. “O objetivo é ter uma fiscalização à porta para que os contraventores  percebam que realmente não poderão manter mais a margem da lei, mas sim que há uma necessidade de se regularizar perante ao Conselho”, afirma Bruno Vieira. 

A fiscalização do exercício profissional da atividade de corretor de imóveis  enquanto atividade-fim do Conselho é um dos objetivos principais da gestão 2022 – 2024. “Sem dúvidas quando nós assumimos a direção do Creci aqui em Iguatu, o maior pedido era a questão da fiscalização, porque os nossos corretores estavam tendo uma dificuldade de desempenhar o seu trabalho em virtude dos clandestinos estarem tomando os clientes deles. É de suma importância a vinda de um fiscal permanente  aqui para a nossa região, pois temos cerca de 120 corretores de imóveis”, afirma o coordenador do Creci Ceará em Iguatu, Matias da Silva. 

O Agente de fiscalização Bruno Vieira também ressalta que o trabalho não é apenas punitivo, mas também orientativo. “Nosso objetivo também será orientar não só a sociedade sobre aquilo que ela deve fazer diante de determinadas situações, como também o corretor de imóveis sobre como se deve proceder de acordo com a legislação pertinente”, completa. 

Ninguém pode atuar como corretor sem estar inscrito no CRECI. A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei Federal 6.530/78 e pelo Decreto 81.871/78. 

No dia anterior, ainda na cidade de Iguatu, duas palestras foram realizadas. Os temas foram Canva na prática, ministrada pela publicitária e assistente de comunicação do Creci Ceará, Nyna Sanny e o passo a passo da produção de conteúdo para o instagram com o jornalista e também assistente de comunicação, Luan Gerard. Cerca de cinquenta pessoas participaram do evento.  

Pular para o conteúdo