CRECI-CE E Noticia CRECI E Financiamento imobiliário mantêm tendência positiva para o último trimestre de 2021
Financiamento imobiliário mantêm tendência positiva para o último trimestre de 2021

No ano de 2021, mesmo com a continuidade da pandemia decorrente do novo Coronavírus, o mercado imobiliário seguiu com crescimento que já vinha apresentado no ano anterior. Em 2020, segundo a Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), o setor imobiliário expandiu 26%. A  Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc)  projeta que as vendas de imóveis devem crescer cerca de 25% neste ano. 

Para o último trimestre de 2021, a tendência se mantém positiva, segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci Ceará), Tibério Benevides. “Nós ainda estamos no momento certo para comprar imóvel. A Caixa Econômica Federal (CEF) reduziu as taxas, embora a SELIC tenha subido, isso vai fazer com que os bancos privados também acompanhem essa redução”, afirma Benevides. 

Para quem busca um financiamento da casa própria, outros aspectos devem ser analisados, como localidade e valor do custo benefício, evitando futuras complicações na transação. “Você precisa analisar se o valor da parcela do financiamento vai se encaixar no seu perfil, tanto financeiro, como de localização, se vai atender as demandas da sua família ou não”, explica o presidente do Creci Ceará.  

As condições de financiamento também devem ser levadas em consideração, pois o comprador não deve se comprometer com um investimento de longa data, sem fazer uma projeção orçamentária. “A pessoa pode acabar tendo que vender o imóvel mais à frente, ou o banco vai negociar e até mesmo leiloar. Você tem que ter cuidado na hora de comprar e saber se dá certo para você naquele momento. É importante também ver a questão da vizinhança, se é perto do trabalho, de colégios e facilidades do dia a dia que são bem necessárias”, completa  Benevides. 

Na capital cearense, a infraestrutura presente em várias localidades faz crescer a possibilidade do consumidor financiar um imóvel escolhendo exatamente onde quer morar. “Todos os bairros são bastante procurados, porque hoje nós temos serviços em 90% dos nossos bairros, como transporte público, água e iluminação. Sempre digo para  fazer a escolha que melhor se adequar ao perfil de cada pessoa”, afirma Tibério.

Mas para ter a segurança de estar fazendo um bom negócio é fundamental que o futuro proprietário busque o profissional do mercado, como  ressalta o presidente do Creci Ceará “Procure uma imobiliária ou um corretor de imóveis com registro no Conselho, é o profissional do mercado imobiliário que está preparado para lidar com a transação e prestar assessoria completa para realizar o bom e merecido sonho da casa própria, afinal, não existe falso corretor de imóveis, existe contraventor, aquele que exerce a profissão ilegalmente porque não possui registro profissional e está sujeito à ações do setor de fiscalização”, encerra Benevides.  

 

Texto: Luan Gerard

Edição: Mirelle Costa

Pular para o conteúdo