CRECI-CE E Noticia CRECI E EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CORRETORES DE IMÓVEIS
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CORRETORES DE IMÓVEIS

Mesmo com a continuidade da pandemia no ano de 2022, a alta no mercado imobiliário continua seguindo a tendência de 2020 que, segundo a Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas (Fipe), expandiu 26%. Dados do Banco Central do Brasil (BCB) informam que a concessão de crédito imobiliário para pessoas físicas cresceu 50% no acumulado de 12 meses até novembro de 2021 se comparado ao período anterior.

“As pessoas mudaram o interesse de imóveis após a pandemia, muitos passaram a utilizar mais o Home Office e buscaram casas maiores por conta da convivência em família ter aumentado. Esta movimentação de imóveis cresceu de forma significativa ao longo dos últimos dois anos,  existe ainda uma perspectiva que isso ocorra também em 2022, com o possível crescimento na ordem de 15% nas vendas”, afirma Ricardo Coimbra, economista e conselheiro do Conselho Regional de Economia . 

O mercado imobiliário aquecido pode indicar bons ventos para os profissionais corretores de imóveis, porém é importante focar também na educação financeira, principalmente em anos de grandes instabilidades na economia. 

O economista Ricardo Coimbra, em programa gravado para a TV Creci Ceará Oficial, listou algumas dicas para que o profissional corretor de imóveis saiba como fazer uma melhor gestão financeira de seus rendimentos. Segundo Coimbra, decisões e atitudes podem ajudar a economizar e fazer o dinheiro ter mais valor. Uma delas é ficar atento às taxas cobradas por alguns serviços, mas nem sempre são necessárias. “algumas operações você paga, muitas vezes, sem necessidade, como a anuidade do cartão de crédito, que pode ser negociado na aquisição e utilização sem nenhum tipo de taxa” , explica o economista. 

Outra dica do economista é a utilização do Cashback, um forma de programa de fidelidade que as empresas oferecem devolvendo em produtos, serviços e descontos o dinheiro gasto. “Essa é uma possibilidade de você ter parte daquilo que você compra com retorno de crédito. Existem diversas operadoras no mercado financeiro que podem gerar essa possibilidade”, lembra Coimbra. 

Ainda segundo Ricardo Coimbra, uma das ações mais importantes para a administração financeira pessoal é a organização de planilhas. “Você deve colocar tudo que gasta e o que recebe para fazer um acompanhamento dos seus gastos e observar onde é possível fazer possíveis reduções, principalmente quando há gastos excessivos com itens supérfluos. Os gastos pequenos podem ter um efeito bem significativo no seu orçamento. Isso deve ser observado nas planilhas.” sugere Ricardo. 

Existem diversos aplicativos de planilhas que estão disponíveis de forma gratuita, como Mobills; Organizze; Minhas economias; Guiabolso; Orçamento Fácil; Money Lover; Toshl Finance; CoinKeeper; Monefy; Wisecash.

O economista também deu dicas para facilitar o pagamento de despesas do início do ano, como IPVA, IPTU, material escolar e a  anuidade do Creci. “A melhor opção é se programar para as despesas. Você deve já no final do ano anterior se organizar, planejar. Algumas aplicações podem render algo em torno de 0,5% ao mês, você pode guardar sessenta reais mensalmente e isso já ajudaria a pagar anuidade, por exemplo”, ressalta Coimbra. 

No canal do Creci Ceará no youtube, você tem acesso aos três vídeos na íntegra que o Economista Ricardo Coimbra gravou especialmente para os corretores de imóveis. 

Pular para o conteúdo