CRECI-CE E Noticia CRECI E CURSO DE AVALIADOR IMOBILIÁRIO ABRE INSCRIÇÕES
CURSO DE AVALIADOR IMOBILIÁRIO ABRE INSCRIÇÕES

Por meio de uma parceria com o Creci de São Paulo, o Creci Ceará capacita de forma gratuita o corretor de imóveis que deseja se tornar perito avaliador. O Programa de Educação Continuada ao Corretor de Imóveis, o Proecci, abre nova turma para os corretores de imóveis do Ceará. As inscrições começam a partir do dia 16/09 e vão até o dia 26/09, no site oficial do Creci Ceará. 

O conhecimento técnico auxilia o profissional do segmento imobiliário a saber lidar com as oscilações do mercado.  O corretor de imóveis vem sendo reconhecido pelos tribunais brasileiros como aquele que possui capacidade técnica suficiente para avaliação de bens imóveis. Recentemente, a Justiça do Ceará solicitou aos corretores de imóveis para atuarem como peritos avaliadores. O Sistema Cofeci-Creci criou, por meio de resolução, o Cadastro de Avaliação de Corretores Imobiliários, o CNAI, no qual podem se inscrever os corretores de imóveis. 

Cumprindo os requisitos das aulas, o corretor de imóveis poderá se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários, o CNAI. Os alunos do Proecci desenvolveram Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) Operacionais e Administrativas dos Negócios Imobiliários. 

O avaliador de imóveis inscrito no CNAI possui a capacidade de emitir o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, o PTAM, documento este que, através de critérios técnicos, faz análise de mercado com vistas à determinação do valor de comercialização de um imóvel, judicial ou extrajudicialmente.

A avaliação documentada, o chamado Parecer técnico de avaliação mercadológica, é um documento que fornece um valor para o imóvel e explica em detalhes porque foi determinado aquele preço. Ele inclui dados da estrutura do imóvel, comparativos de imóveis semelhantes vendidos na região e informações sobre zoneamento, infraestrutura e mobilidade urbana. 

O documento é essencial em situações nas quais parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido. Também é usado em permutas de imóveis ou em caso de inadimplência, quando o imóvel é tomado por um banco e o proprietário considera que a propriedade tem um valor maior do que aquele indicado pela instituição.

O parecer técnico também é muito bom para que a pessoa não tenha ansiedade ao fazer o negócio, porque o proprietário passa a conhecer o preço de mercado do seu imóvel e entende exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor ou ainda no caso da venda de imóveis usados, como a negociação é permeada por muitas contrapropostas, o parecer técnico é apresentado para dar base ao valor estipulado pelo vendedor.

Período Aulas Online: De 27/09 a 27/10 Aula de Orientação TCC (Aula presencial, com professor em sala de aula, porém não obrigatória): 20 de Outubro de 2021, das 09h00 às 12h00 – Auditório do Creci/Ce Sede Entrega de TCC: 27/10 (Online) Prova Final (Presencial): 19 de Novembro de 2021 das 09h00 às 12h00.  

 

Pular para o conteúdo