CRECI-CE E Noticia CRECI E CRECI ITINERANTE LEVA INFORMAÇÃO À SOCIEDADE E ATENDIMENTOS AOS CORRETORES DE IMÓVEIS
CRECI ITINERANTE LEVA INFORMAÇÃO À SOCIEDADE E ATENDIMENTOS AOS CORRETORES DE IMÓVEIS

Uma van equipada com todo aparato necessário para realização de atendimentos para profissionais do mercado imobiliário, desde entrega de carteira e diplomas, transferências, inscrições, ouvidoria, denúncias e financeiro, além de ações educativas, como distribuição de panfletos e tira dúvidas com a população. O veículo é estacionado em lugares com maior circulação de pessoas, como praças e avenidas em cada cidade visitada.

Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides [a direita], atende o estagiário Francisco Alves [a esquerda].

“É muito gratificante você ver como a população e os corretores de imóveis estão satisfeitos com nosso trabalho. O trabalho do Sistema Cofeci-Creci é muito importante para a sociedade para que ela saiba os riscos que existem em comprar um imóvel sem um profissional credenciado e que seja capacitado”, afirma o Presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides. 

A profissão de corretor de imóveis é regulamentada pela Lei Federal nº 6.530, de 12 de maio de 1978, e por decreto.  O Conselho Regional de Corretores de Imóveis é um órgão público federal (autarquia) que fiscaliza e disciplina o exercício da profissão de corretor de imóveis.

O Creci Ceará atua na segurança das transações imobiliárias, como locação e venda de imóveis. Uma negociação sem o devido acompanhamento profissional traz prejuízos à sociedade. Ninguém pode atuar como corretor sem estar inscrito no Conselho. Quem faz uma intermediação imobiliária e não é corretor de imóveis, ilegalmente, incorre em contravenção penal prevista no Art. 47, da Lei das Contravenções Penais. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis orienta que a população deve ter cuidado com preços muito abaixo do valor de mercado e desconfiar das propostas, principalmente através da utilização de aplicativos de hospedagem para locação.

 

O PROJETO 

Monique Martins entrega carteira de regularidade

As cidades de Camocim, Camocim, Granja, Tianguá, Ubajara,  Ibiapina,  São Benedito, Guaraciaba do Norte, Ipu, Acaraú e Sobral foram visitadas. Nestes municípios, agentes fiscais, colaboradores, funcionários e a diretoria realizavam os serviços disponíveis à população. “Mesmo longe da sede do Creci, em Fortaleza ou das Sub-regiões, os serviços de secretaria são oferecidos da mesma forma. Quem vier até a van do Creci Itinerante vai encontrar a mesma receptividade e atendimentos oferecidos pelo Conselho”, informa a Coordenadora de Secretaria, Monique Martins. 

Na segunda etapa, a equipe do Creci Itinerante focou suas ações no litoral Oeste e duas cidades da  Região do Vale do Jaguaribe. Os municípios de Limoeiro do Norte, Russas, Aracati, Fortim, Beberibe, Cascavel e Pindoretama foram visitados, totalizando um itinerário de cerca de 511 quilômetros rodados. 

Antes de pegar a estrada, é feito um planejamento da viagem com os setores envolvidos. “Primeiramente temos que organizar o itinerário, pessoal, equipamentos e entrar em contato com corretores de imóveis das Regiões que serão visitadas. Esse trabalho de organização dura cerca de um mês para cada etapa do projeto”, afirma Geovano Oliveira, Coordenador de Fiscalização do Creci Ceará. 

Equipe da segunda etapa do Creci Itinerante. [da esquerda para a direita] Igor Ribeiro, Millena Milani, Raquel Filgueiras, Geovano Oliveira e Camilo Neto.

O Cariri, que contempla nove cidades na Região Sul do Ceará, e 710 corretores de imóveis cadastrados nas principais cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Em Novembro, 1112 quilômetros foram percorridos com a van do Creci Itinerante, que visitou dez cidades da Região realizando atendimentos e conscientizando a população.  Para a Coordenadora das Sub-regiões e Núcleos, Milena Millani, a aproximação com os corretores de imóveis é fundamental para o crescimento da categoria. “É de grande importância esse trabalho, tanto em visibilidade para a categoria, como esclarecimentos e total apoio aos corretores de imóveis que por algum momento não podem se deslocar a uma sub-região mais próxima para solicitar algum procedimento que necessite de sua presença”, afirma. 

Millena Milani entrega carteira de regularidade para corretor de imóveis.

No final de janeiro, foi realizada mais uma etapa do Creci Itinerante. Desta vez, a região visitada foi o Maciço de Baturité.  As cidades de Guaiuba, Acarape, Redenção, Aracoiaba, Capistrano,  Itapiúna, Baturité,  Mulungu,  Aratuba,  Pacoti e Guaramiranga. Nestas cidades, entre os dias 27 e 31 desse mês, os corretores de imóveis e a sociedade civil contaram com os serviços do Creci Ceará. Entre os atendimentos realizados, houve entrega de carteiras definitivas para o profissional não precisar se deslocar até a capital para receber o documento.

 

 

“Eu fiquei muito satisfeito, isso traz uma credibilidade a mais para nós corretores da Região. Espero que outras pessoas venham a fazer o curso de técnico em transações imobiliárias assim como eu”, afirma Cauby Costa, corretor de imóveis que recebeu a carteira definitiva na visita do Creci Itinerante em Baturité. 

Corretores de imóveis Arnaldo Borges e Cauby Costa e o coordenador de fiscalização, Geovano Oliveira.

No total foram mais de 2.700 quilômetros percorridos e 28 cidades visitadas nas três etapas do projeto. 

Pular para o conteúdo