CRECI-CE E Noticia CRECI E Creci Itinerante fortalece a profissão de Corretor de Imóveis nas cidades do Ceará
Creci Itinerante fortalece a profissão de Corretor de Imóveis nas cidades do Ceará

Programa já percorre quinze mil de quilômetros levando atendimento e conscientização sobre a importância dos corretores no mercado imobiliário

Entre os dias 10 e 14 de julho, o Creci Itinerante pegou mais uma vez a estrada com destino às cidades do Vale do Jaguaribe e litoral leste. Limoeiro do Norte, Russas, Aracati, Fortim, Beberibe, Cascavel e Pindoretama foram os municípios visitados nesta que é a 21ª edição do programa. Desde setembro de 2020, já foram percorridas mais de cinquenta cidades, totalizando cerca de quinze mil quilômetros rodados em dois anos e meio de projeto.

Em cada cidade visitada, a profissão de Corretor de Imóveis é fortalecida por meio de ações informativas que alertam a sociedade sobre os riscos de não negociar um imóvel com um corretor.

Segundo o ouvidor do Creci Ceará, Francisco Ferreira, o projeto Creci Itinerante já está consolidado. “Tivemos uma recepção e aceitação muito grande por parte dos corretores e da sociedade por onde o Creci Itinerante passou. Esse projeto busca levar atendimentos para os corretores de maneira diferenciada”, explica.

Os profissionais do mercado imobiliário aproveitaram a oportunidade para realizar atendimentos sem precisar sair da cidade de atuação. A corretora de imóveis, Cristina Ferreira, que atua na cidade de Beberibe, aproveitou os serviços do Creci Itinerante. “Foi muito importante não precisar ir a Fortaleza para ter o atendimento. Cada setor tem uma pessoa específica para resolver as necessidades do momento, isso é muito importante”, afirma.

O Creci Itinerante está nas ruas e praças dos municípios do Ceará, ouvindo a população, tirando dúvidas, combatendo a contravenção penal e o exercício ilegal por pessoas jurídicas ou físicas que não são inscritas no Conselho, levando todos os serviços que o Creci Ceará oferece em sua sede, núcleos e sub-regiões.

Orlando Braúna, representante do Creci em Limoeiro do Norte, destaca que a ação fortalece a profissão nas cidades do interior. “É de grande importância para a nossa cidade, que hoje conta com mais de vinte corretores. Isso mostra a importância do corretor de imóveis e aumenta cada vez mais a força do conselho no interior do nosso Estado”, afirma Orlando Braúna.

A corretora de imóveis Nataliana Gonçalves, representante do Creci em Russas, menciona que o projeto é uma excelente ferramenta do Conselho para quem não tem como se deslocar até a capital ou até um núcleo de atendimento. “É muito importante para nós que ficamos no interior e não temos acesso à cidade-sede. Muitas vezes, temos demandas pertinentes que precisam ser resolvidas em nosso município de origem. O Creci Itinerante traz essa facilidade para nós profissionais, bem como para as imobiliárias, pessoas jurídicas e empresas que atuam no ramo de incorporação e locação de imóveis”, explica Nataliana.

Helder Barbosa, corretor de imóveis e representante atuante na cidade de Aracati, destaca a acessibilidade que o projeto oferece aos profissionais. “É a garantia de que temos todo o apoio do Creci, o que passa uma grande segurança para nós também. Eu vejo que o trabalho do Creci nos últimos anos tem melhorado bastante e dando resultados, principalmente na questão de fiscalização”, ressalta.

Durante as visitas nas cidades, o presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides, e o ouvidor do Conselho, Francisco Ferreira, concederam entrevistas para rádios locais para informar a sociedade sobre a importância de procurar um corretor de imóveis na hora de uma negociação imobiliária.

“Fizemos um trabalho em rádios locais, falando para a sociedade sobre a segurança jurídica do negócio imobiliário quando realizado por meio de um corretor de imóveis, que é o profissional habilitado para vender, alugar e permutar. Estamos falando de uma profissão regulamentada por lei federal e quem a exerce sem habilitação incorre no crime de contravenção penal, podendo responder a um processo. Atualmente, temos um convênio com o Ministério Público do Estado, o que torna os processos de contravenção mais céleres”, conclui.

O Ceará possui 573 quilômetros de área litorânea que recebe frequentemente milhões de turistas por ano, que realizam negócios imobiliários na região, seja para moradia ou investimento. A presença do corretor de imóveis é fundamental para que esta expansão imobiliária seja feita com segurança. Isso é ressaltado pelos corretores de imóveis, como Fabíola Almeida, que possui 15 anos de experiência no mercado. “O programa veio para fazer um diferencial com o nosso órgão fiscalizador, que é o Creci, nos permite ter esse serviço aqui, facilitando muito mais o acesso a um serviço de qualidade proporcionado pela equipe. Além disso, tem a questão da fiscalização, para que o cliente esteja sempre informado sobre quem realmente é o corretor credenciado e possa exercer essa função”, afirma.

O itinerário encerrou na cidade de Pindoretama, localizada na região metropolitana de Fortaleza. Corretor de imóveis atuante no município, Yuri Alencar, ressaltou a importância do projeto. “A lisura no negócio jurídico tratado entre o cliente e o proprietário do imóvel é garantida quando você fala com o corretor de imóveis, pois ele está totalmente preparado, dentro das leis, para fazer uma boa transação. O imóvel é um patrimônio e uma grande responsabilidade para você e sua vida”, aconselha Yuri.

Para o corretor de imóveis e conselheiro do Creci Ceará, Aulio Antunes, o projeto Creci Itinerante é uma forma da sociedade conhecer o Conselho e como o órgão atua. “É um momento importante para todos nós, pois divulga o que é o Creci. Muita gente não conhece a legislação, então isso é muito relevante. O atendimento é muito bom, e o pessoal do Creci, do operacional, é bastante solícito. Ter a estrutura do Creci Itinerante como se fosse diretamente na sede é essencial para os corretores de imóveis do interior do Estado”, afirma Antunes.

Para dar apoio às solicitações de denúncias, agentes de fiscalização acompanham a equipe do programa, realizando diligências e desenvolvendo um trabalho preventivo.

Pular para o conteúdo