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Creci Ceará recebeu o II Encontro Nacional para Eficiência na Arrecadação

Foram mais de doze horas de aprendizado em dois dias de imersão. O segundo Encontro Nacional para Eficiência na Arrecadação aconteceu na sede do Creci Ceará em Fortaleza entre os dias 15 e 16 de março. 

Vinte e cinco  pessoas participaram da capacitação, entre elas o presidente do Creci do Maranhão, Ismael Veras, além de funcionários, diretores e colaboradores dos Crecis do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte. A ideia é unificar as ações referentes à eficiência dos setores nos regionais.

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis iniciou a ação pelos Creci’s que compõem a Região Centro Oeste, ainda no mês de março. A abertura foi feita pelo presidente João Teodoro, na Sede do Regional do Distrito Federal. 

A sede do Creci Ceará foi escolhida para receber a primeira etapa do Nordeste do segundo encontro nacional de eficiência na arrecadação. O superintendente da 15ª Região, Sérgio Bezerra, entende que a qualificação deve ser algo contínuo dentro de um órgão público para o aperfeiçoamento do quadro funcional e melhoria da entrega do serviço público. Dentre os assuntos abordados, negociação de créditos tributários, monitoramento de acordos, regularização cadastral, isenção de crédito tributário, programa de conciliação, atualização de endereços e muitos outros.

“A qualificação profissional é sempre muito salutar em relação a todas as organizações. No caso específico do Creci Ceará, nós temos alguns paradigmas, temos algumas referências que são assimiladas por outras entidades congêneres, no caso, os demais Creci’s no Brasil. A própria conceituação de sistema pressupõe a articulação e a integração das partes. Então, é uma medida muito acertada do Conselho Federal de Corretores de Imóveis promover esse tipo de iniciativa”, afirma Sérgio Bezerra.

Para realizar a capacitação no Ceará,  o assessor do Sistema Cofeci-Creci, Dr Manoel Dias, foi convidado. Segundo ele, a metodologia que permite a participação dos ouvintes é a melhor forma de se trabalhar para aperfeiçoar os procedimentos. 

“O objetivo é que cada Conselho traga suas melhores práticas para que, ao final, a gente saia com o manual operacional para orientar todos os Creci’s. O critério para a escolha das etapas das sedes foram justamente aqueles Conselhos Regionais que, em determinada área, têm excelência de ação. O Creci Ceará foi escolhido em razão do trabalho que é feito aqui na gestão do crédito tributário”, explica Manoel Dias.

O presidente do Creci Maranhão, Ismael Veras, ressaltou a importância de  participar da capacitação para melhor serviço à sociedade. 

“O projeto faz uma grande diferença na vida de um presidente , das pessoas que estão na linha de frente, na parte de execução dos serviços, de um Conselho. Estamos investindo em conhecimento para servir cada vez mais e melhor a sociedade. Tivemos um treinamento intenso, com temáticas de legislação e procedimentos corretos. Acho importante a gente ter essa vivência e desenvolvimento no Conselho, com qualidade técnica e preparo”, afirma Veras. 

Cibele Santos viajou mais de 500 quilômetros para participar da capacitação e estava atenta a cada detalhe passado pelo facilitador. Auxiliar administrativa no Creci Rio Grande do Norte há mais de doze anos, Cibele destaca a troca de conhecimento entre os regionais. 

“Vivenciar aqui esse curso pra mim foi a melhor opção que eu já participei. Foi importante no sentido de que a gente está com os Creci’s próximos,  saber que eles passam pelos mesmos dilemas que a gente também passa é algo extraordinário. Então aqui podemos partilhar, e tirar as dúvidas”, afirma Cibele.

O assessor jurídico do Creci Rio Grande do Norte, Wellington Júnior, destaca a importância de ações como essa. “A gente tem muita dificuldade de esclarecer para os nossos corretores a importância da anuidade quanto tributo. Muitos deles se enganam, tratando como uma defesa civil, uma cobrança de banco, mas se trata de um tributo com suas consequências tributárias junto à Justiça Federal. O Creci, como Autarquia, tem responsabilidade na arrecadação, pois é uma dívida da União”, informa o advogado.

 

Funcionários e colaboradores de vários setores do Creci Ceará participaram da  capacitação.  A coordenadora do setor financeiro contábil, Elianete Pereira, destacou a troca de experiência. “Vimos que no decorrer desses dois dias alguns Creci’s trabalham de forma diferenciada, esse momento foi justamente para sanar essas diferenças de metodologias de trabalho, já que o Sistema é único. É interessante que todos os regionais falem a mesma língua, trabalhem da mesma forma”, afirma. 

A coordenadora da dívida ativa e execução fiscal,  Dra. Michele Figueiredo, explica a importância da padronização dos procedimentos em várias vertentes. “Tem importância na prática administrativa, jurídica e também para a sociedade civil como um todo. O manual de procedimentos garante aos Conselhos, não só um respaldo legal para aquela cobrança, mas que ela  seja feita de uma forma a maximizar a eficiência do trabalho da administração pública, como a Autarquia Federal, que implica justamente em seguir todos esses procedimentos para garantir que o trabalho seja feito de uma forma eficiente e cumprido o princípio para a qual se existe. Essa normatização de procedimentos é importantíssima em todos os sentidos”, afirma.

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