CRECI-CE E Noticia CRECI E Creci Ceará realiza reunião da Primeira Turma Julgadora
Creci Ceará realiza reunião da Primeira Turma Julgadora

No dia 25 de agosto, no auditório do Creci Ceará, houve mais uma sessão da Primeira Turma Julgadora de 2022. Foram mais de cinco horas de reunião. Dez processos de representação estiveram em pauta e foram apreciados pela comissão formada por corretores de imóveis que estudam cada processo individualmente. Cinco pessoas tiveram o registro no Conselho cancelado e uma suspensão foi aplicada. 

Os julgamentos são feitos baseados na ética, nos artigos e resoluções, como procedentes ou não do ato ilícito do corretor. A turma julgadora tem a atribuição de julgar, em primeira instância, os processos originários de termo de representação.  “A responsabilidade é muito grande, mas também é muito satisfatória, nós temos uma equipe muito boa com todos os componentes da comissão são bem comprometidos e estudam bastante as nossas informações e as nossas leis para que façamos um julgamento imparcial e bem fundamentado”, afirma Juarez Prado, coordenador da turma julgadora na gestão 2022 – 2024.

Uma das principais funções do Creci consiste em apurar e julgar a conduta ética dos profissionais, pessoas físicas e jurídicas, é o chamado poder disciplinar, que pode gerar sanções administrativas desde advertências até o cancelamento do registro da profissão. 

A criação da comissão da primeira turma julgadora, em 2016, deu mais celeridade aos processos. É possível fazer denúncias de quebra de ética da profissão de corretor de imóveis no site do Creci Ceará ou presencialmente por meio da ouvidoria. Os julgamentos dos processos disciplinares são públicos.

Pular para o conteúdo