CRECI-CE E Noticia CRECI E Creci Ceará realiza primeira reunião da Primeira Turma Julgadora de 2022
Creci Ceará realiza primeira reunião da Primeira Turma Julgadora de 2022

No dia 24 de março, no auditório do Creci Ceará, houve a primeira sessão da Primeira Turma Julgadora na gestão 2022/24. Foram mais de cinco horas de reunião. Dez processos de representação estiveram em pauta e foram apreciados pela comissão formada por corretores de imóveis que estudam cada processo individualmente.

O Coordenador da Primeira Turma Julgadora, Juarez Prado, afirma que os processos disciplinares éticos buscam sempre  alinhar de acordo com o código de ética. “ O balanço dos processos que nós apreciamos  foi muito bom. Tivemos praticamente todos julgados, dos  10 nós houve dois cancelamentos de inscrição e quatro foram aplicadas a pena de suspensão do registro. Isto faz a sociedade acreditar ainda mais no nosso conselho” explica Prado.

Os julgamentos são feitos baseados na ética, nos artigos e resoluções, como procedentes ou não do ato ilícito do corretor. A turma julgadora tem a atribuição de julgar, em primeira instância, os processos originários de termo de representação.

Uma das principais funções do Creci consiste em apurar e julgar a conduta ética dos profissionais, pessoas físicas e jurídicas, é o chamado poder disciplinar, que pode gerar sanções administrativas desde advertências até o cancelamento do registro da profissão.

“É princípio básico do Conselho defender a sociedade dos maus profissionais que se encontram no mercado. É importante que a sociedade busque o Creci para denunciar, pois nós temos uma comissão de ética e uma turma  julgadora de processos que está dando a resposta aqui na cidade precisa”, explica Humberto Machado um dos membros da comissão. O conselho trabalha para defender a sociedade cearense. Se você enfrenta alguma dificuldade com profissionais do mercado imobiliário, que são corretores de imóveis, quaisquer que sejam os problemas, se dirija ao Conselho que está aqui para proteger a sociedade cearense”, completa Machado . 

A criação da comissão da primeira turma julgadora, em 2016, deu mais celeridade aos processos. É possível fazer denúncias de quebra de ética da profissão de corretor de imóveis presencialmente por meio da ouvidoria. Os julgamentos dos processos disciplinares são públicos.

Pular para o conteúdo