CRECI-CE E Noticia CRECI E CRECI CEARÁ PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DA CAPITAL E DO INTERIOR
CRECI CEARÁ PROMOVE CAPACITAÇÃO PARA AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DA CAPITAL E DO INTERIOR

Na última sexta-feira (dia 14) o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará realizou a primeira oficina para os agentes fiscais do Ceará. A ideia é aperfeiçoar métodos e procedimentos de trabalho para aumentar a maior produtividade da equipe.

“É importante que o agente fiscal no exercício da sua função esteja sempre a par da legislação e do que tem acontecido em todo o âmbito do mercado imobiliário, então conhecimento é fundamental”, explica Geovano Oliveira, coordenador de Fiscalização. 

Em 2021, o Creci Ceará investiu na estruturação do setor, novos veículos e tablets foram adquiridos para  a informatização dos procedimentos. Um concurso público para contratação de novos agentes de fiscalização foi realizado em maio. Todo este investimento trouxe resultados. Somente no ano passado, mais de 1500 autuações por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis foram registradas, cerca de trinta por semana.

“Não estamos medindo esforços para coibir a prática do contraventor, pois o objetivo do Conselho é justamente esse, fiscalizar os profissionais para combater o exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis.”, afirma o presidente do Creci Ceará, Tibério Benevides. 

Além da continuidade do investimento estrutural, o acesso ao conhecimento também será fortalecido. “Queremos fazer esse ano pelo menos duas oficinas por semestre, além de cursos a distância para aperfeiçoar o trabalho da fiscalização aqui no Ceará.”, complementa Benevides. 

Os temas da imersão foram o plano de ações para 2022; lei e resoluções importantes para o setor; como formalizar a denúncia de maneira legal; loteamentos e outros assuntos. As oficinas foram ministradas pelo superintendente do Conselho, Sérgio Bezerra, o assessor jurídico do Creci Ceará, Tibério Moura, o ouvidor da autarquia, Francisco Ferreira,  o diretor de loteamentos, Guto Mourão, e o coordenador de fiscalização do Creci Ceará, Geovano Oliveira.

Além dos agentes de fiscalização da capital, a equipe do interior também se fez presente. “Essa é a oportunidade que nós do interior temos para nos inteirar melhor sobre a legislação e entrar em contato com nossos colegas fiscais da capital, engrandecendo a fiscalização e, consequentemente, dar um avanço maior no interior”, comenta Régis Rocha, agente fiscalização da cidade de Sobral. “É uma troca de conhecimento que agrega. Traçamos metas para serem cumpridas no ano de 2021 e assim melhorarmos o nosso trabalho de fiscalização. Esta integração é muito eficiente para a execução do nosso trabalho”, completa Camilo Neto, agente de fiscalização da cidade de Juazeiro do Norte. 

A padronização dos procedimentos também foi abordada. O diretor de fiscalização, Jeronimo Neto, que acumula mais de duas décadas de experiência no mercado imobiliário, destaca a importância do setor para a profissão de corretor de imóveis. “O Creci se fundamenta na fiscalização. Todo esse investimento é para beneficiar a sociedade e os corretores a fim de diminuir a quantidade de contraventores dentro do mercado imobiliário. É de suma  importância e essencial a atuação dos agentes de fiscalização, por isso, o Creci Ceará pretende aumentar ainda mais o número de agentes fiscais e renovar toda a frota até o fim da gestão”, afirma Jerônimo Neto. 

Pular para o conteúdo