CRECI-CE E Noticia CRECI E Corretores de imóveis sessentões aderem às novas formas de captar e fidelizar clientes no mercado imobiliário
Corretores de imóveis sessentões aderem às novas formas de captar e fidelizar clientes no mercado imobiliário

A cada ano que passa, mais as ferramentas digitais auxiliam os profissionais do mercado imobiliário. Para o corretor de imóveis, saber utilizá-la é algo fundamental para fechar novos negócios. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, a internet se tornou a melhor forma de negociação. Os protocolos sanitários, como distanciamento social e isolamento, fizeram  o mercado se modificar, gerando um aumento no uso de redes sociais, aplicativos e portais imobiliários, com a utilização de smartphones, computadores e tablets. Os clientes mudaram seus hábitos, isso inclui as formas de pensar, agir e comprar. Hoje o comprador está munido de muitas informações, antes mesmo de entrar em contato com um corretor de imóveis. Até mesmo o consumidor mais conservador entendeu as facilidades proporcionadas pelas tecnologias. 

O ex-presidente do Creci, Apolo Scherer, de 65 anos, em entrevista para a TV Creci Ceará, afirmou que era bem mais difícil fazer divulgação dos produtos antes da internet. “Antes os contatos com os clientes eram feitos por telefone, e nem todos da cidade tinham um aparelho residencial. Você tinha um telefone apenas na imobiliária, que atendia todas as ligações, e você tinha que mandar e receber recado para ver todos no final do dia. Depois de uma ideia de um corretor, a cada quinze dias eram distribuídos panfletos em xerox com os imóveis que estavam disponíveis. Essas eram as formas de captação e acompanhamento de como estava o mercado imobiliário”, afirma Scherer. 

Para Scherer, é de fundamental importância para o corretor de imóveis saber como lidar com as novas tecnologias, independente da idade. “O cliente chega até a imobiliária ou corretor de imóveis já sabendo quase tudo, ou seja, o profissional tem que estar sempre estudando, se atualizando e se adaptando para saber mais do que o cliente. Os mais novos no mercado já fazem sucesso graças à tecnologia. Então você tem que saber o que eles estão fazendo, acompanhar lives, conversar humildemente e pedir ajuda. Eu tenho 35 anos de profissão, já fui presidente do Creci algumas vezes, mas sempre acho que tenho coisas novas para aprender”, completa. 

O ex-presidente do Creci Ceará, Armando Cavalcante, de 81 anos, também falou com a TV Creci Ceará sobre as mudanças na profissão com a chegada da internet. “Hoje, principalmente, você tem que dominar essa tecnologia moderna se não você fica para trás. Eu já preciso pedir ajuda ao meu neto, ele é o meu assessor para assuntos de internet, vamos dizer assim. Eu logicamente não acompanhei na velocidade que ela aconteceu e fiquei para trás em  algumas coisas, mas é necessário que você conheça toda essa tecnologia para que você faça um  bom negócio, porque o dinamismo do negócio hoje é diferente da minha época, em que a gente pegava o cliente para mostrar o terreno e tinha um tempo sobrando para fazer essas coisas, hoje não há mais esse tempo”, afirma. 

Algumas aplicações de tecnologia  podem ser usadas no mercado imobiliário para facilitar a captação de clientes, como por exemplo o uso de dados. Se as ferramentas tecnológicas apropriadas forem aplicadas e as perguntas estiverem corretas, esses dados podem transformar completamente um negócio. No entanto, não basta apenas ter os dados em mãos, mas saber como utilizá-los . Eles podem ser gerados de várias formas, o corretor deve usar corretamente essa apuração para potencializar os negócios.  Por meio dos dados das redes sociais, o profissional pode acompanhar métricas detalhadas de impacto, tempo em página, engajamento, alcance, impressões, entre outros. Quanto mais se conhece o cliente, mais é possível direcionar uma ação que vai impactar-ló na hora de fechar uma venda. 

Podemos citar também o marketplace que, no setor imobiliário, são as inovações das plataformas imobiliárias online que facilitam a vida de todos os envolvidos no processo de compra, venda e aluguel de imóveis ao disseminar a informação para um número enorme de pessoas; visitas virtuais que mergulham o usuário dentro do imóvel, oferecendo-lhe uma experiência sensorial e uma perspectiva precisa e QR codes, ao escaneá-lo com a câmera de seu smartphone, o cliente pode ser direcionado às informações que você quiser – endereços de sites, textos, e-mails, PDFs e mesmo galerias de fotos. 

O mais importante de tudo é o corretor de imóveis estar sempre se atualizando e não ter medo da tecnologia, independente da idade. 

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