CRECI-CE E Noticia CRECI E Como a tecnologia pode facilitar o acesso na emissão de documentação nas transações imobiliárias
Como a tecnologia pode facilitar o acesso na emissão de documentação nas transações imobiliárias

Cerca de 50% dos imóveis no Brasil têm algum tipo de irregularidade, de acordo com uma pesquisa do Ministério do Desenvolvimento Regional, realizada em 2019. Segundo o MDR, dos sessenta milhões de domicílios urbanos no país, trinta milhões não têm escritura. Esta situação pode prejudicar o corretor de imóveis nas transações imobiliárias uma vez que, como o profissional é corresponsável na relação de compra e venda, um imóvel não regularizado pode gerar processos judiciais, acarretando prejuízos financeiros para as partes envolvidas na negociação. 

“A regularização de imóveis é um grande desafio no Brasil, porque existe uma alta necessidade de regularizar o imóvel, no entanto, vemos pouco interesse das pessoas. A descentralização dos processos, os altos custos e a burocracia podem contribuir para a falta de interesse na regularização”, explica Lara Almeida, advogada e fundadora da READI doc. Pronto!, plataforma digital de regularização de imóveis, emissão e gerenciamento de certidões e documentos. 

Ainda segundo a pesquisa feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o problema da informalidade dos imóveis não atinge somente uma classe social, vão desde moradias em comunidades até condomínios de alto padrão. Entre as  causas para esta situação irregular estão as invasões a loteamentos que foram criados à revelia da lei; ou porque não foram aprovados e registrados, ou porque foram vendidos de forma ilegal.

A falta de documentação do imóvel pode dar prejuízos econômicos não só para população em geral como também para os Órgãos  públicos como a União, estados e municípios que  deixam de arrecadar bilhões de reais em tributos, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto de Renda (IR).

A READI doc. Pronto! foi criada no início de 2020 para ser um agente facilitador das regularizações de imóveis, dos acessos às certidões e documentações dos imóveis, deixando-os mais valorizados, com mais liquidez, gerando mais compatibilidade e confiabilidade nos documentos que permeiam as estratégias do desenvolvimento urbano sustentável. “A Startup foi criada a partir de uma experiência minha e do meu sócio, Demétrio Jereissati. Ao regularizar um número considerável de imóveis, a gente viu, na prática, como o processo é demorado e complexo. Decidimos pensar em um formato de regularização utilizando muita tecnologia para auxiliar a sociedade nesse processo que é tão burocrático e, assim, tentar mudar isso”, conta Lara Almeida. 

A parceria entre os corretores de imóveis e a startup ajuda a acabar com a preocupação do cliente sobre se o imóvel é ou não totalmente regularizado. Para Lara Almeida, esta relação fomenta ainda mais a segurança no processo de transação imobiliária. “A gente auxilia o corretor de imóveis no processo de regularização de uma forma mais célere, pois basta acessar o aplicativo para solicitar, através do scanner completo, todos os levantamentos físicos e documentais em cartórios e órgãos públicos para, através de uma análise das informações levantadas, identificar divergências e apontar soluções”, explica a advogada. 

Lara Almeida concedeu entrevista para a TV Creci Ceará no programa Conexões imobiliárias, apresentado pela jornalista Mirelle Costa. O programa pode ser assistido no canal do Youtube TV Creci Ceará Oficial, ou no link abaixo. 

 

Pular para o conteúdo