CRECI-CE E Noticia CRECI E ARTIGO: Portal Creci Brasil – A Nossa Libertação!
ARTIGO: Portal Creci Brasil – A Nossa Libertação!

Categoria dos Corretores de Imóveis de todo o Brasil passa a contar com um aplicativo próprio que irá oferecer maior segurança e agilidade para quem deseja comprar ou alugar. Saiba mais no artigo do presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro!

Uma das maiores aspirações do Sistema Cofeci-Creci sempre foi poder oferecer aos Corretores de Imóveis e imobiliárias do Brasil um portal de anúncios imobiliários que pudesse ser chamado de nosso. A luta é antiga. Começou em 1995, com a primeira tentativa de unir a categoria por meio da rede mundial de computadores. Na época, poucos acreditavam na web, cujo acesso só era possível por meio de discagem telefônica. O desinteresse demorou a ser vencido, levando o Cofeci a criar um programa de incentivo à conexão pela internet.

Em 2002, uma pesquisa feita pelo Cofeci revelou que apenas 14% dos Corretores e Imobiliárias possuíam endereço eletrônico. A reação foi a criação do PRONIT – Programa Nacional de Inserção Tecnológica, conduzido com muita maestria pelo Sr. Francisco Pesserl (Chico), assessor da Diretoria do Cofeci, até meados do ano 2012, quando o número de conectados chegou ao total dos inscritos. De lá para cá, o esforço tem sido pela criação de uma ferramenta tecnológica que seja capaz de unir a categoria e proporcionar negócios por meio da rede.

A primeira tentativa foi feita pelo Cofeci ao criar o REDIMOB, cujo piloto foi lançado em Santa Catarina. O projeto era tão bom que ganhou o Outreach Award, prêmio internacional de divulgação, conferido pela NAR – National Association of Realtor, no ano de 2013. Todavia a falta deum programa de investimento financeiro que viabilizasse eficiente divulgação e apoio da classe fez com que o

projeto sucumbisse. Mas a ideia continuou latente! Projeto semelhante, denominado Portal do Creci, vinha sendo desenvolvido paralelamente pelo Creci-SP desde 2003.

No segundo dia do Saber Imobiliário III/2022, o Vice-Presidente do Cofeci e Presidente do Creci-SP, Augusto Viana Neto, proferiu palestra sobre o tema, informando que a ideia era disponibilizar a ferramenta gratuitamente para todos os Corretores de Imóveis e imobiliárias do Brasil, embora não fosse tarefa fácil. O objetivo institucional do Creci-SP é fiscalização, e não tecnologia. Porém tem ampliado seu quadro de desenvolvedores para dar conta do recado. Com mais de 13,5 mil Corretores e imobiliárias cadastrados, o Portal Creci Brasil já anuncia mais de 500 mil imóveis.

O Portal Creci Brasil representa segurança e tranquilidade para quem quer vender ou alugar imóvel. Nele só anunciam Corretores e imobiliárias, ninguém mais! Nos portais privados, qualquer pessoa pode anunciar, desde que pague. Inclusive estelionatários, o que põe em risco não só o patrimônio, mas também as famílias de quem se propõem a vender ou comprar um imóvel. Logo que a sociedade perceba essa realidade, ninguém anunciará em outro site. Por isso, profissionais ou imobiliárias que não anunciarem no Portal Creci Brasil ficarão fora do mercado!

O Sistema Cofeci-Creci não tem pressa, já que não tem objetivo financeiro. A pressa é nossa. Estamos sendo sufocados por um sistema privado de anúncios que, além de caro, não leva em consideração nossa dignidade e importância como clientes. A sugestão deixada pelo Viana é de que cada um de nós, já que nada pagaremos para anunciar, possamos investir parte do que vamos economizar em impulsionamento digital. O Creci-SP e o Sistema Cofeci-Creci farão a sua parte. Para anunciar, acesse “portalcrecibrasil.org.br” e acompanhe o guia de acesso.

Por João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci. 

Pular para o conteúdo