CRECI-CE E Noticia CRECI E ARTIGO: Diminuição de distrato acelera o mercado imobiliário, mesmo com juros altos
ARTIGO: Diminuição de distrato acelera o mercado imobiliário, mesmo com juros altos

Em 2018, o mercado imobiliário estava em baixa e, entre os motivos, está a especulação imobiliária, pelo volume das ações de investidores que valorizou os imóveis acima do habitual, afastando os possíveis clientes. Na hora de fechar com os bancos, os investidores tinham que realizar o distrato para não ter maiores prejuízos, tendo em vista a quantidade considerável que haviam financiado visando o lucro pela hipervalorização. 

Em 2022, a situação de juros altos se repete, porém os distratos diminuíram. Essa tendência se mantém desde 2020 nos lançamentos. 

Vale ressaltar as mudanças para quem já tem financiamento.  A Taxa Referencial (TR) é o que se altera e isso não impactou em nada as prestações que oscilaram muito pouco, mas já quem comprou o imóvel na planta teve a variação do INCC, que deu um pouco alto, no entanto os distratos não têm representação significativa. Se você assinou um contrato em 2020 a juros de 4% e 7%, ele não vai mudar nos próximos trinta anos de financiamento.

Na Caixa Econômica Federal, os juros hoje estão na faixa de oito e nove por cento. Para a compra de um imóvel de até quinhentos mil reais, os  juros são subsidiados pelo programa Casa Verde Amarela. Já no SBPE, que é o crédito associativo, o valor chega até quase 600 mil.  

Outros nichos de mercado que tiveram valorização foram os imóveis de alto padrão, que são apartamentos de duzentos metros quadrados, lançados de 2020 até este ano. Na residência do tipo “praia”, tanto no litoral Leste quanto no litoral Oeste, também houve um aumento na procura, tendência que se repetiu nos loteamentos. No último lançamento que aconteceu no Eusébio, trezentos lotes foram vendidos em uma manhã e oitocentos lotes em um mês com valores acima de oitocentos mil reais.

Para finalizar, sabemos que a certeza de fazer uma transação imobiliária segura, sempre que for procurar o imóvel, procure um corretor  de imóveis que é a garantia de você estar fazendo um negócio seguro. Em 2022 completamos sessenta anos da regulamentação da lei que regulamenta a nossa profissão.

Tibério Benevides – Presidente do Creci 15ª Região Ceará 

Pular para o conteúdo