CRECI-CE E Noticia CRECI E Academia Brasileira de Ciências Imobiliárias será implantada no Sistema Cofeci Creci
Academia Brasileira de Ciências Imobiliárias será implantada no Sistema Cofeci Creci

Na reunião do Colégio de Presidentes, que aconteceu no último dia 17, em Porto Alegre, o superintendente do Creci Ceará, Sérgio Bezerra, apresentou um projeto para a criação da Academia Brasileira de Ciências Imobiliárias. “Uma das premissas básicas da política de gestão do Sistema Cofeci Creci dos últimos anos tem sido a valorização profissional. Os objetivos da Academia Brasileira de Ciências Imobiliárias, basicamente são pesquisar, coletar dados, armazenar saberes, elaborar, fundir e publicar documentos institucionais com a finalidade de contribuir para o pleno exercício profissional de corretores de imóveis e subsidiar as entidades do mercado imobiliário pela elaboração de planos para grandes projetos. A primeira Academia criada no Brasil foi a Academia Cearense de Letras, em 1884. A segunda foi a Academia Brasileira de Letras, fundada em 1887, cujo primeiro presidente foi Machado de Assis”, destaca Bezerra.

A Academia é uma entidade, uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem o intuito de valorizar e gerir a imagem do corretor de imóveis para a sociedade. Para cada uma das quarenta cadeiras, os fundadores escolherão os respectivos patronos, homenageando personalidades que obrigatoriamente já faleceram e marcaram o mercado imobiliário, tendo realizado um trabalho consistente capaz de enaltecer e preservar a sua memória, pois tiveram uma vida dedicada à corretagem imobiliária antes da fundação da Academia. “A criação da Academia enaltece o saber dentro da categoria de corretores de imóveis e eu acho que vale a pena a gente investir no reconhecimento de corretores que se esforçam todos os dias para valorizar ainda mais a nossa classe. Vamos levar a ideia para que seja aprovada em plenária, como já existe na engenharia e advocacia”, acrescenta João Teodoro, Presidente do Sistema Cofeci Creci.

A ideia é que cada Creci, na medida das suas necessidades, manifeste o desejo de implantar a sua Academia em seu conselho regional. Um dos critérios mais importantes será que os membros possuam uma história de vida pessoal e uma trajetória profissional permeada por atitudes corretas e obediência ao princípio da ética e de idoneidade moral. “A Academia é algo maravilhoso que, quando implantado, será um programa que valorizará o corretor de imóveis do ponto de vista intelectual e que vai conduzir o mercado e os corretores também de maneira acadêmica. Certamente implantarei em São Paulo e haverá um crescimento expressivo pelo país”, conta Viana Neto, presidente do Creci de São Paulo.

Pular para o conteúdo