No dia vinte e sete de junho foi realizada, no auditório do Creci Ceará, mais uma sessão da Primeira Turma Julgadora. A reunião tem como intuito julgar processos originários de termo de representação a partir de uma base ética firmada em artigos e resoluções.
Uma das principais funções do CRECI consiste em apurar e julgar a conduta ética dos profissionais, pessoas físicas e jurídicas, é o chamado poder disciplinar, que pode gerar sanções administrativas desde advertências até o cancelamento do registro da profissão.
Na ocasião, foram julgados 15 processos éticos disciplinares, dos quais sete resultaram em cancelamento da inscrição, três em cancelamento mais pena de multa de seis anuidades, e um resultou em cancelamento com pena de multa de quatro anuidades. A sessão teve duração de seis horas e contou com a participação de seis dos sete membros que compõem a Turma Julgadora, incluindo o atual coordenador Luiz André Mourão Melo.
“Foi uma sessão muito proveitosa. Estamos colocando em dia o julgamento dos processos éticos e acredito que já na próxima gestão estaremos julgando de uma forma bem mais célere.” destacou Alexandre Gomes, assessor Jurídico do Creci Ceará.
Além da presença do coordenador, estiveram na reunião os membros da Turma Julgadora: Francisco Carlos do Carmo Lima, Humberto Mauro Mendonça Machado, Edson Santos de Sousa, Áulio Façanha Antunes e Sebastião Moraes Filho.
Para denúncias relacionadas a irregularidades na profissão de corretor de imóveis, os interessados devem comparecer pessoalmente ao setor de ouvidoria do Creci Ceará.