CRECI-CE E Noticia CRECI E ARTIGO: Sistema Cofeci-Creci: excelência em Governança
ARTIGO: Sistema Cofeci-Creci: excelência em Governança

Atribuído em 2024 a apenas cinco instituições nacionais, o Selo destaca as melhores práticas e premia as organizações que promovem transparência, eficiência e responsabilidade em suas operações. Saiba mais no artigo de João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci!

 

 

Neste 3 de junho, durante a solenidade de abertura do 1º Congresso de Fiscalização Profissional, o IGCP – Instituto Latino Americano de Governança e Compliance Público, concedeu ao Sistema Cofeci-Creci, constituído pelo Conselho Federal e 27 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis, um em cada Estado da Federação brasileira e no Distrito Federal, o Selo de Excelência em Governança. O Sistema Cofeci-Creci é uma entre 32 organizações do gênero fiscalização profissional no Brasil, e se destaca por sua atuação extremamente capilarizada.

O Conselho Regional de Corretores de São Paulo (Creci-SP), igualmente, foi agraciado com o Selo de Excelência em Governança. Augusto Viana Neto, que é presidente do Creci-SP e VP do Cofeci, e o Diretor Secretário do Cofeci, Rômulo Soares de Lima, foram os responsáveis pela criação e implantação do Escritório Nacional de Integridade no Cofeci, que age interativamente com todos os Regionais do Sistema, por meio de escritórios regionais, com o mesmo intuito. A ação promoveu transparência e melhores práticas em todos os Regionais.

Atribuído neste ano a apenas cinco instituições nacionais, o Selo, segundo declarou o presidente do IGCP, Ricardo Todeschini, “destaca as melhores práticas de governança, premiando as organizações que demonstram excelência nessas áreas-chave, promovendo transparência, eficiência e responsabilidade em suas operações, com base nas boas práticas de governança”. Ao presidente do Sistema Cofeci-Creci, João Teodoro, coube a honra de receber o Selo das mãos do Excelentíssimo Ministro do Tribunal de Contas da União, Dr. Augusto Nardes. 

Augusto Viana assevera que “o trabalho de um Conselho de Fiscalização de atividade profissional normalmente não é reconhecido. A fiscalização, o julgamento de processos, eventuais condenações e aplicação de multas constituem trabalho naturalmente antipático. Assim sendo, ser reconhecido por uma instituição como IGCP é uma satisfação muito grande. Esse prêmio pertence a toda a categoria dos Corretores de Imóveis”. De fato, o motivador principal do trabalho do Sistema Cofeci-Creci é a permanente evolução da classe que representa.

Mas a evolução das profissões não existe sem a melhoria das práticas de governança. Por isso o Conselho Federal e todos os 27 Conselhos Regionais que compõem o Sistema aderiram de pronto às propostas de promoção da transparência, responsabilidade e eficiência nas operações de governança. Isso resultou no reconhecimento pelo IGCP. Instituição sem fins lucrativos, fundada em 2019, o IGCP, propositando agir na América latina, já transcendeu as próprias fronteiras. Para além do Brasil e Argentina, já chegou a Portugal, Itália e EUA.

Dentre as atividades do IGCP estão a realização de cursos in company, capacitações, palestras, seminários e gestão de projetos. Seu corpo docente compõe-se de notórios especialistas, como o Embaixador da Rede Governança Brasil, o ministro Augusto Nardes, do TCU, ministro Nelson Teich e o ex-ministro da CGU, Wagner Rosário. Na liderança da Rede Governança Brasil (RGB), assim como do Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV) capacitou mais de 300 municípios. É muito honroso o reconhecimento de EXCELÊNCIA pelo IGCP!

Pular para o conteúdo