Antes da Lei Federal 6.530, qualquer pessoa podia exercer livremente a profissão de corretor de imóveis, bastando que algum cliente lhe confiasse a compra, venda ou locação de um imóvel.
Com a aprovação da chamada Lei dos Corretores de Imóveis, aprovada em 12 de maio de 1978, a profissão passa a ser regulamentada e os profissionais foram reunidos nos Conselhos Regionais, entidades normalmente instaladas nas capitais dos Estados e responsáveis pela fiscalização do exercício da profissão.
FORMAÇÃO CIENTÍFICA
A capacitação do corretor de imóveis sempre foi uma busca constante do COFECI e dos Conselhos Regionais. E foi por isso que foi editada a resolução do Conselho Federal que determina a escolaridade mínima de 2º grau para os novos corretores de imóveis. Até 2000 todos os candidatos a corretor precisava concluir o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias.
CURSO SUPERIOR
Hoje o corretor de imóveis está ainda mais preparado para o mercado uma vez que tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no curso superior de Gestão Imobiliária
RESUMO
São requisitos indispensáveis para o exercício da profissão de corretor de imóveis:
- Formação escolar de nível médio (antigo 2º grau)
- Formação no curso de Técnico em Transações Imobiliárias
- Opção pelo curso de Ciências Imobiliárias ou Gestão Imobiliária
- Inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis
ONDE ESTUDAR NO CEARÁ
CURSOS TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS NO CEARÁ
* CETREDE - CENTRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
* SINDIMÓVEIS - SINDICATO DOS CORRETORES DE IMÓVEIS DO ESTADO DO CEARÁ
* INEDI/DF – INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA
* SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – SEJA/NUEJA
Endereço: Rua Guilherme Rocha, 1055–Centro Cidade: Fortaleza Estado: CE CEP: 60.030-141 Fone/Fax: 85 3101.5073
Site e E-Mail: www.seduc.ce.gov.br
CURSOS SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA EM NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS NO CEARÁ
* CEUDESP - CENTRO DE EDUCAÇÃO UNIVERSITÁRIO E DESENVOLVIEMNTO PROFISSIONAL LTDA. (FGF/CE)
Endereço: Av. Porto Velho, 401 – João XXIII
Cidade: Fortaleza Estado: CE CEP: 60510-040
Fone: 85 3299-9900 Fax:
Site: www.fgf.edu.br E-mail: fgf@fgf.edu.br
* FA7 – FACULDADE 7 DE SETEMBRO
Endereço: Rua Alm. Maximiniano da Fonseca, 1395 – Luciano Cavalcante – Cidade: Fortaleza Estado: CE CEP 60.811-020 - Fone: 85 4006.7600 Fax: 85 4006.7614 - Site e E-Mail: www.fa7.educ.br / site@fa7.educ.br
* FLF – FACULDADE DE TECNOLOGIA LOURENÇO FILHO